Aula sobre Estudo De Graficos Barra Linha Colunas Ou Setores
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O estudo de gráficos é uma habilidade importante para a compreensão de dados e informações em diversas áreas, como na economia, na política e na ciência. Nesta aula, vamos trabalhar com três tipos de gráficos: barra, linha e colunas. Esses gráficos são muito utilizados em pesquisas e estudos de mercado, por exemplo. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem, criando um mapa conceitual sobre o tema. Para isso, vamos apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido em situações reais.
Seção 2: Plano de aula completo
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
O professor irá apresentar o tema da aula, contextualizando-o e explicando a importância do estudo de gráficos. Serão apresentados exemplos de gráficos em jornais, revistas e sites de notícias.Etapa 2 - Explicação dos tipos de gráficos (20 minutos)
O professor irá explicar os três tipos de gráficos que serão estudados: barra, linha e colunas. Serão apresentados exemplos de cada tipo de gráfico e suas características.Etapa 3 - Divisão dos alunos em grupos (10 minutos)
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo irá escolher um tipo de gráfico para estudar.Etapa 4 - Pesquisa em casa (30 minutos)
Os alunos deverão pesquisar sobre o tipo de gráfico escolhido em casa, utilizando livros, sites e outras fontes de informação. Eles deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais (30 minutos)
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as características do tipo de gráfico escolhido e dando exemplos práticos de sua utilização.Etapa 6 - Discussão em grupo (20 minutos)
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as características dos diferentes tipos de gráficos e suas aplicações.Etapa 7 - Avaliação (10 minutos)
O professor irá avaliar a participação dos alunos na atividade e a qualidade dos mapas conceituais apresentados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de mapas conceituais.
- Promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade.
- Qualidade dos mapas conceituais apresentados.
- Capacidade dos alunos em avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo.
- Explicar os tipos de gráficos que serão estudados.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e criação dos mapas conceituais.
- Avaliar a participação dos alunos na atividade e a qualidade dos mapas conceituais apresentados.
- Estimular a discussão em grupo sobre as características dos diferentes tipos de gráficos e suas aplicações.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tipo de gráfico escolhido em casa.
- Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma, explicando as características do tipo de gráfico escolhido e dando exemplos práticos de sua utilização.
- Discutir em grupo sobre as características dos diferentes tipos de gráficos e suas aplicações.
- Participar ativamente da atividade.