Eu ou "mim"

Eu ou Mim? Quando usar? Acompanhe o vídeo dessa aula de Português para não errar mais!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Coloque C quando a frase estiver certa e E quando estiver errada sobre o uso de eu e mim:

    I. Preciso de férias para mim viajar.

    II. Entre eu e ela não há segredos.

    III. Eles partiram antes de mim.

    A) E; C; C.

    B) E; E; C.

    C) C; C; C.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Thinking:

    A aula sobre "Eu ou Mim" tem como objetivo ensinar aos alunos a diferença entre esses pronomes pessoais e como utilizá-los corretamente na construção de frases. É importante que os estudantes compreendam que "eu" é um pronome que se refere à pessoa que fala, enquanto "mim" se refere à pessoa que recebe a ação.
    Atividade completa
  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    Explique aos alunos que o uso correto de "eu" e "mim" é fundamental para uma comunicação eficiente e clara. Mostre exemplos práticos, como "Eu fui ao mercado" e "Ele deu o presente para mim", para que eles possam entender a diferença entre as duas palavras.

    Antes do momento presencial, envie aos alunos o seguinte texto contendo uma história sobre a temática do conteúdo.

    _Ana era uma adolescente de 14 anos que sempre teve dificuldades em diferenciar o uso de "eu" e "mim". Ela estava determinada a aprender e começou a pesquisar na internet, mas tudo parecia muito complicado._

    _Certo dia, durante uma aula de português, a professora trouxe uma atividade diferente para ensinar a diferença entre os dois pronomes. Ela pediu para que todos se levantassem e formasse um círculo. Em seguida, a professora jogou uma bola para um aluno e pediu para que ele falasse uma frase com o pronome "eu". Depois, o aluno deveria passar a bola para outro colega, que deveria falar uma frase com o pronome "mim". E assim, a bola foi passando de aluno em aluno._

    _Ana estava animada e gostou da atividade. Ela conseguiu perceber que quando o pronome se referia ao sujeito da frase, era usado "eu", como em "Eu vou para a escola". E quando se referia ao objeto da frase, era usado "mim", como em "Ele deu o livro para mim"._

    _Depois da atividade, Ana se sentiu mais confiante em usar corretamente os pronomes. Ela até começou a revisar suas antigas redações e corrigir os erros que havia cometido. Aprendeu que, apesar de parecer difícil no começo, com prática e dedicação, tudo se torna mais fácil._

    Atividade completa
  5. 5. Ensino Híbrido:

    A concordância nominal e verbal é um tema importante e essencial para a escrita e comunicação em Língua Portuguesa. Ao utilizar o pronome "eu", é importante estar no caso nominativo, ou seja, quando ele funciona como sujeito da oração. Já o pronome "mim" deve ser utilizado no caso oblíquo, quando ele funciona como objeto direto ou objeto indireto. Para uma leitura prévia, encaminhe a história abaixo aos alunos, antes do encontro presencial.

    Antes do momento presencial, envie aos alunos o seguinte texto contendo uma história sobre a temática do conteúdo.

    _Ana era uma adolescente de 14 anos que sempre teve dificuldades em diferenciar o uso de "eu" e "mim". Ela estava determinada a aprender e começou a pesquisar na internet, mas tudo parecia muito complicado._

    _Certo dia, durante uma aula de português, a professora trouxe uma atividade diferente para ensinar a diferença entre os dois pronomes. Ela pediu para que todos se levantassem e formasse um círculo. Em seguida, a professora jogou uma bola para um aluno e pediu para que ele falasse uma frase com o pronome "eu". Depois, o aluno deveria passar a bola para outro colega, que deveria falar uma frase com o pronome "mim". E assim, a bola foi passando de aluno em aluno._

    _Ana estava animada e gostou da atividade. Ela conseguiu perceber que quando o pronome se referia ao sujeito da frase, era usado "eu", como em "Eu vou para a escola". E quando se referia ao objeto da frase, era usado "mim", como em "Ele deu o livro para mim"._

    _Depois da atividade, Ana se sentiu mais confiante em usar corretamente os pronomes. Ela até começou a revisar suas antigas redações e corrigir os erros que havia cometido. Aprendeu que, apesar de parecer difícil no começo, com prática e dedicação, tudo se torna mais fácil._

    Atividade completa
  6. 6. Aprendizagem Entre Pares:

    Comece a aula explicando a diferença entre "eu" e "mim" e sua utilização correta na Língua Portuguesa. Utilize exemplos práticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A língua portuguesa possui diversas regras de concordância que podem gerar dúvidas nos estudantes, principalmente na hora de escolher entre "Eu" e "Mim". Nesta aula, vamos aprender a empregar corretamente esses pronomes pessoais e entender as regras de concordância nominal e verbal relacionadas a eles.

    Exemplos práticos:

    - "Eu" é utilizado como sujeito da frase, como em "Eu gosto de estudar Português".

    - "Mim" é utilizado como objeto indireto da frase, como em "Ela falou comigo, não com você".

    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    Para introduzir o assunto, conte uma história ou um exemplo prático que ilustre a confusão entre o uso de "eu" e "mim", como uma situação em que uma pessoa usa incorretamente esses pronomes pessoais em uma frase. É importante enfatizar que o uso correto desses pronomes é fundamental para uma boa comunicação e escrita.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: