Eu ou "mim"
Eu ou Mim? Quando usar? Acompanhe o vídeo dessa aula de Português para não errar mais!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Coloque C quando a frase estiver certa e E quando estiver errada sobre o uso de eu e mim:
I. Preciso de férias para mim viajar.
II. Entre eu e ela não há segredos.
III. Eles partiram antes de mim.
Atividade completaA)
E; C; C.B) E; E; C.
C) C; C; C.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Design Thinking:
A aula sobre "Eu ou Mim" tem como objetivo ensinar aos alunos a diferença entre esses pronomes pessoais e como utilizá-los corretamente na construção de frases. É importante que os estudantes compreendam que "eu" é um pronome que se refere à pessoa que fala, enquanto "mim" se refere à pessoa que recebe a ação.Atividade completa4. Sala de Aula Invertida:
Explique aos alunos que o uso correto de "eu" e "mim" é fundamental para uma comunicação eficiente e clara. Mostre exemplos práticos, como "Eu fui ao mercado" e "Ele deu o presente para mim", para que eles possam entender a diferença entre as duas palavras.Atividade completaAntes do momento presencial, envie aos alunos o seguinte texto contendo uma história sobre a temática do conteúdo.
_Ana era uma adolescente de 14 anos que sempre teve dificuldades em diferenciar o uso de "eu" e "mim". Ela estava determinada a aprender e começou a pesquisar na internet, mas tudo parecia muito complicado._
_Certo dia, durante uma aula de português, a professora trouxe uma atividade diferente para ensinar a diferença entre os dois pronomes. Ela pediu para que todos se levantassem e formasse um círculo. Em seguida, a professora jogou uma bola para um aluno e pediu para que ele falasse uma frase com o pronome "eu". Depois, o aluno deveria passar a bola para outro colega, que deveria falar uma frase com o pronome "mim". E assim, a bola foi passando de aluno em aluno._
_Ana estava animada e gostou da atividade. Ela conseguiu perceber que quando o pronome se referia ao sujeito da frase, era usado "eu", como em "Eu vou para a escola". E quando se referia ao objeto da frase, era usado "mim", como em "Ele deu o livro para mim"._
_Depois da atividade, Ana se sentiu mais confiante em usar corretamente os pronomes. Ela até começou a revisar suas antigas redações e corrigir os erros que havia cometido. Aprendeu que, apesar de parecer difícil no começo, com prática e dedicação, tudo se torna mais fácil._
5. Ensino Híbrido:
A concordância nominal e verbal é um tema importante e essencial para a escrita e comunicação em Língua Portuguesa. Ao utilizar o pronome "eu", é importante estar no caso nominativo, ou seja, quando ele funciona como sujeito da oração. Já o pronome "mim" deve ser utilizado no caso oblíquo, quando ele funciona como objeto direto ou objeto indireto. Para uma leitura prévia, encaminhe a história abaixo aos alunos, antes do encontro presencial.Atividade completaAntes do momento presencial, envie aos alunos o seguinte texto contendo uma história sobre a temática do conteúdo.
_Ana era uma adolescente de 14 anos que sempre teve dificuldades em diferenciar o uso de "eu" e "mim". Ela estava determinada a aprender e começou a pesquisar na internet, mas tudo parecia muito complicado._
_Certo dia, durante uma aula de português, a professora trouxe uma atividade diferente para ensinar a diferença entre os dois pronomes. Ela pediu para que todos se levantassem e formasse um círculo. Em seguida, a professora jogou uma bola para um aluno e pediu para que ele falasse uma frase com o pronome "eu". Depois, o aluno deveria passar a bola para outro colega, que deveria falar uma frase com o pronome "mim". E assim, a bola foi passando de aluno em aluno._
_Ana estava animada e gostou da atividade. Ela conseguiu perceber que quando o pronome se referia ao sujeito da frase, era usado "eu", como em "Eu vou para a escola". E quando se referia ao objeto da frase, era usado "mim", como em "Ele deu o livro para mim"._
_Depois da atividade, Ana se sentiu mais confiante em usar corretamente os pronomes. Ela até começou a revisar suas antigas redações e corrigir os erros que havia cometido. Aprendeu que, apesar de parecer difícil no começo, com prática e dedicação, tudo se torna mais fácil._
6. Aprendizagem Entre Pares:
Comece a aula explicando a diferença entre "eu" e "mim" e sua utilização correta na Língua Portuguesa. Utilize exemplos práticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.
7. Aprendizagem Baseada em Problemas:
A língua portuguesa possui diversas regras de concordância que podem gerar dúvidas nos estudantes, principalmente na hora de escolher entre "Eu" e "Mim". Nesta aula, vamos aprender a empregar corretamente esses pronomes pessoais e entender as regras de concordância nominal e verbal relacionadas a eles.Atividade completaExemplos práticos:
- "Eu" é utilizado como sujeito da frase, como em "Eu gosto de estudar Português".
- "Mim" é utilizado como objeto indireto da frase, como em "Ela falou comigo, não com você".
8. Aprendizagem Baseada em Projetos:
Para introduzir o assunto, conte uma história ou um exemplo prático que ilustre a confusão entre o uso de "eu" e "mim", como uma situação em que uma pessoa usa incorretamente esses pronomes pessoais em uma frase. É importante enfatizar que o uso correto desses pronomes é fundamental para uma boa comunicação e escrita.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: