Aula sobre Eu Ou Mim

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A língua portuguesa possui diversas regras de concordância que podem gerar dúvidas nos estudantes, principalmente na hora de escolher entre "Eu" e "Mim". Nesta aula, vamos aprender a empregar corretamente esses pronomes pessoais e entender as regras de concordância nominal e verbal relacionadas a eles.

Exemplos práticos:

- "Eu" é utilizado como sujeito da frase, como em "Eu gosto de estudar Português".

- "Mim" é utilizado como objeto indireto da frase, como em "Ela falou comigo, não com você".


  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente aos alunos a situação-problema: um grupo de amigos está organizando uma festa de aniversário e precisa fazer convites. Eles estão em dúvida sobre como escrever corretamente os pronomes pessoais "eu" e "mim" nos convites.

  2. Etapa 2 - Trabalho em grupo

    Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e distribua uma folha em branco para cada grupo. Explique que eles terão que criar um modelo de convite de aniversário utilizando corretamente os pronomes “eu” e “mim”.

  3. Etapa 3 - Compreensão

    Explique aos alunos a diferença entre “eu” e “mim”. Caso achar necessário, utilize a explicação abaixo.

    “Eu” e “mim” são pronomes pessoais que se diferenciam em sua função gramatical na frase.

    “Eu” é usado como sujeito do verbo, ou seja, para indicar a pessoa que pratica a ação do verbo. Exemplo: "Eu gosto de estudar Português".

    “Mim”, por sua vez, é usado como objeto direto ou objeto indireto da frase. Quando utilizado como objeto direto, ele indica a pessoa que recebe a ação do verbo. Exemplo: "Ela me viu na rua e acenou para mim". Já como objeto indireto, “mim” indica a pessoa beneficiada pela ação do verbo. Exemplo: "Ele deu o livro para mim".

    Portanto, a escolha correta entre “eu” e “mim” na frase depende da função que o pronome terá naquela oração.


  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Entregue aos alunos frases que utilizam corretamente os pronomes “eu” e “mim”. Os grupos devem discutir em conjunto as frases encontradas e identificar as regras de concordância nominal e verbal utilizadas em cada uma delas. Abaixo, alguns exemplos de frases que podem ser entregues aos alunos.

    1\. Preciso comprar um presente para mim, já que amanhã é o meu aniversário.

    2\. Não quero perder a oportunidade de fazer algo que realmente me interessa, e acho que isso pode ser bom para mim.

    3\. O livro que você me emprestou foi muito útil para mim durante a prova.

    4\. Meus amigos trouxeram um presente para mim.

    5\. Eu vou à praia com meus amigos no próximo final de semana.

    6\. Ela me deu o livro para que eu pudesse ler.

    7\. Ela disse que eu sou um bom amigo para ela.

    8\. Ele me convidou para a festa, mas eu não pude ir.

    9\. Meu irmão pediu para eu fazer o trabalho dele.


  5. Etapa 5 - Criação dos convites

    Cada grupo deve criar um modelo de convite para a festa de aniversário, utilizando corretamente os pronomes "eu" e "mim".

  6. Etapa 6 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo deve apresentar seu modelo de convite para a turma e explicar as regras de concordância utilizadas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os colegas devem revisar e avaliar os convites de todos os grupos. Medie o diálogo entre eles apontando se os alunos cumpriram com os objetivos propostos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as regras de concordância nominal e verbal relacionadas aos pronomes pessoais "eu" e "mim";
  • Empregar adequadamente os pronomes pessoais "eu" e "mim" em frases;
  • Contribuir com o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Correção na aplicação das regras de concordância;
  • Participação ativa na atividade;
  • Habilidade em empregar os pronomes pessoais corretamente.

Ações do professor

  • Dar feedback sobre a utilização correta dos pronomes;
  • Orientar os grupos na discussão;
  • Orientar os grupos na criação dos convites;
  • Corrigir e dar feedback sobre os convites criados;
  • Avaliar a apresentação dos convites.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo as frases encontradas;
  • Identificar as regras de concordância nominal e verbal em cada uma das frases;
  • Criar modelos de convites utilizando corretamente os pronomes "eu" e "mim";
  • Apresentar os convites criados;
  • Explicar as regras de concordância utilizadas.