Aula sobre Eu Ou Mim

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Para introduzir o assunto, conte uma história ou um exemplo prático que ilustre a confusão entre o uso de "eu" e "mim", como uma situação em que uma pessoa usa incorretamente esses pronomes pessoais em uma frase. É importante enfatizar que o uso correto desses pronomes é fundamental para uma boa comunicação e escrita.

  1. Etapa 1 - Apresentação do projeto

    Explique aos alunos que eles deverão trabalhar em grupo para criar um template de avaliação por pares sobre o uso correto de "eu" e "mim". O objetivo é que eles aprimorem a habilidade de empregar corretamente as regras de concordância nominal e verbal.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos. É importante que os grupos sejam heterogêneos, ou seja, com alunos de diferentes habilidades e competências.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    O grupo deverá pesquisar sobre as regras de concordância nominal e verbal e sobre o uso correto de "eu" e "mim". Eles podem utilizar livros didáticos, dicionários e sites confiáveis.

  4. Etapa 4 - Criação do template

    Cada grupo deverá criar o template de avaliação por pares contendo os seguintes critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  5. Etapa 5 - Apresentação do template

    Cada grupo deverá apresentar o seu template para a turma. É importante todos os grupos expliquem a lógica por trás dos critérios escolhidos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os grupos deverão avaliar o trabalho dos outros grupos utilizando o template criado.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Ao final da atividade, promova uma reflexão sobre o projeto perguntando aos alunos o que eles aprenderam e como isso pode ser aplicado em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo;
  • Aprender a empregar corretamente os pronomes pessoais "eu" e "mim";
  • Aprender as regras de concordância nominal e verbal.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Contextualizar o uso de “eu” e “mim”;
  • Dividir a turma em grupos heterogêneos;
  • Explicar as regras do projeto;
  • Orientar os alunos na pesquisa.
  • Promover a reflexão.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o assunto;
  • Formar grupos e trabalhar em conjunto;
  • Criar o template e usá-lo na avaliação;
  • Refletir sobre o projeto.