Aula sobre Eu Ou Mim
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Para introduzir o assunto, conte uma história ou um exemplo prático que ilustre a confusão entre o uso de "eu" e "mim", como uma situação em que uma pessoa usa incorretamente esses pronomes pessoais em uma frase. É importante enfatizar que o uso correto desses pronomes é fundamental para uma boa comunicação e escrita.
Etapa 1 - Apresentação do projeto
Explique aos alunos que eles deverão trabalhar em grupo para criar um template de avaliação por pares sobre o uso correto de "eu" e "mim". O objetivo é que eles aprimorem a habilidade de empregar corretamente as regras de concordância nominal e verbal.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos. É importante que os grupos sejam heterogêneos, ou seja, com alunos de diferentes habilidades e competências.Etapa 3 - Pesquisa
O grupo deverá pesquisar sobre as regras de concordância nominal e verbal e sobre o uso correto de "eu" e "mim". Eles podem utilizar livros didáticos, dicionários e sites confiáveis.Etapa 4 - Criação do template
Cada grupo deverá criar o template de avaliação por pares contendo os seguintes critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.Etapa 5 - Apresentação do template
Cada grupo deverá apresentar o seu template para a turma. É importante todos os grupos expliquem a lógica por trás dos critérios escolhidos.Etapa 6 - Avaliação
Os grupos deverão avaliar o trabalho dos outros grupos utilizando o template criado.Etapa 7 - Reflexão
Ao final da atividade, promova uma reflexão sobre o projeto perguntando aos alunos o que eles aprenderam e como isso pode ser aplicado em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de trabalho em grupo;
- Aprender a empregar corretamente os pronomes pessoais "eu" e "mim";
- Aprender as regras de concordância nominal e verbal.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Contextualizar o uso de “eu” e “mim”;
- Dividir a turma em grupos heterogêneos;
- Explicar as regras do projeto;
- Orientar os alunos na pesquisa.
- Promover a reflexão.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o assunto;
- Formar grupos e trabalhar em conjunto;
- Criar o template e usá-lo na avaliação;
- Refletir sobre o projeto.