Aula sobre Eu Ou Mim

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Comece a aula explicando a diferença entre "eu" e "mim" e sua utilização correta na Língua Portuguesa. Utilize exemplos práticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Explique a diferença entre "eu" e "mim". Utilize exemplos práticos e, caso ache necessário, leve a explicação abaixo.

    “Eu” e “mim” são pronomes pessoais que se diferenciam em sua função gramatical na frase.

    “Eu” é usado como sujeito do verbo, ou seja, para indicar a pessoa que pratica a ação do verbo. Exemplo: "Eu gosto de estudar Português".

    “Mim”, por sua vez, é usado como objeto direto ou objeto indireto da frase. Quando utilizado como objeto direto, ele indica a pessoa que recebe a ação do verbo. Exemplo: "Ela me viu na rua e acenou para mim". Já como objeto indireto, “mim” indica a pessoa beneficiada pela ação do verbo. Exemplo: "Ele deu o livro para mim".

    Portanto, a escolha correta entre “eu” e “mim” na frase depende da função que o pronome terá naquela oração.


  2. Etapa 2 - Divisão em duplas

    Divida os alunos em duplas e distribua frases que utilizando os pronomes “eu” e “mim” com espaços em branco para que os alunos possam preencher da maneira correta. Alguns exemplos de frases abaixo.

    A professora pediu para \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ fazer a leitura em voz alta.

    A festa foi ótima! Todos se divertiram, inclusive \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_.

    O presente era para \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_, mas a embalagem estava tão bonita que \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ quase não quis abrir.

    Quando a música começou, \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ não pude resistir e comecei a dançar.

    \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ e meus amigos fomos ao cinema ontem à noite.

    A foto que tirei de \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ ficou ótima!

    Os pais de João deram um presente para \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ no meu aniversário.


  3. Etapa 3 - Revisão das frases

    Cada dupla deverá trocar as suas respostas com a dupla mais próxima, que deverá revisar o trabalho, indicando se os colegas responderam da forma correta ou não. Em seguida, as frases são devolvidas para as duplas de origem. Circule pela sala e identifique se as revisões foram realizadas corretamente. Oriente os alunos caso seja necessário.

  4. Etapa 4 - Produção textual

    Cada aluno, individualmente, deverá criar um texto curto utilizando frases com os pronomes “eu” e “mim”. Em seguida, os membros da dupla trocam os textos entre eles, para que cada um realize a correção do texto do colega. Circule pela sala e identifique se as revisões foram realizadas corretamente. Oriente os alunos caso seja necessário.

  5. Etapa 5 - Fechamento

    Faça uma revisão sobre o uso adequado dos pronomes “mim” e “eu” e leve uma reflexão sobre a importância de utilizar corretamente os pronomes pessoais na Língua Portuguesa. Pergunte aos alunos como se sentiram avaliando o trabalho dos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar, adequadamente, os pronomes “eu” e “mim”;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e avaliar o desempenho de seus colegas;
  • Fomentar a autonomia e a responsabilidade dos alunos na construção do próprio conhecimento;
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe e colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão e na resolução dos exercícios em grupo;
  • Capacidade de identificar e aplicar corretamente o uso de "eu" e "mim" em diferentes contextos;
  • Cooperação e colaboração entre os pares durante a atividade;
  • Capacidade de argumentação e justificativa das escolhas realizadas durante a atividade;
  • Clareza na exposição das respostas e no entendimento das explicações dos colegas;

Ações do professor

  • Explicar a diferença entre "eu" e "mim";
  • Orientar os grupos na criação das frases;
  • Auxiliar os grupos na correção de possíveis erros.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar frases e textos;
  • Identificar e corrigir possíveis erros nas frases recebidas;
  • Esclarecer possíveis dúvidas sobre o uso de "eu" e "mim".