Aula sobre Eu Ou Mim

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre "Eu ou Mim" tem como objetivo ensinar aos alunos a diferença entre esses pronomes pessoais e como utilizá-los corretamente na construção de frases. É importante que os estudantes compreendam que "eu" é um pronome que se refere à pessoa que fala, enquanto "mim" se refere à pessoa que recebe a ação.

  1. Etapa 1 - Mapeamento do conhecimento prévio

    Inicie a aula com uma conversa informal com os alunos sobre o que eles sabem em relação aos pronomes “eu” e “mim” para mapear o conhecimento prévio deles sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Introdução ao mapa de empatia

    Explique aos alunos a metodologia ativa Design Thinking e apresente o mapa de empatia e seus campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Em grupo, os alunos deverão criar um mapa de empatia para entender as dificuldades que as pessoas têm em usar corretamente “eu” e “mim”. Eles deverão preencher cada campo do mapa de empatia com as informações que conseguirem levantar.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo deverá apresentar o seu mapa de empatia para a turma. Promova uma discussão em grupo para analisar as informações levantadas e compreender as dificuldades dos alunos em relação ao uso correto dos pronomes.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como utilizar “eu” e “mim” corretamente em frases simples. Os alunos deverão tentar identificar qual é o pronome correto em cada uma das frases apresentadas.

  6. Etapa 6 - Resolução de exercícios

    Em duplas, os alunos terão que resolver exercícios sobre o uso correto de “eu” e “mim” de acordo com as regras de concordância nominal e verbal.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos deverão apresentar suas respostas dos exercícios, e você deverá avaliar a compreensão deles sobre o uso correto de “eu” e “mim”.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar adequadamente as regras de concordância nominal e verbal;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe;
  • Desenvolver a capacidade de análise e de resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos pronomes “eu” e “mim” nas frases apresentadas;
  • Resolução correta dos exercícios sobre o uso correto de “eu” e “mim”;
  • Participação ativa durante a aula e na criação do mapa de empatia.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo sobre as informações levantadas no mapa de empatia;
  • Apresentar exemplos práticos sobre o uso correto de “eu” e “mim”;
  • Avaliar a compreensão dos alunos sobre o assunto.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do mapa de empatia;
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre as informações levantadas;
  • Resolver os exercícios sobre o uso correto de “eu” e “mim” em duplas.