Aula sobre Eu Ou Mim

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A concordância nominal e verbal é um tema importante e essencial para a escrita e comunicação em Língua Portuguesa. Ao utilizar o pronome "eu", é importante estar no caso nominativo, ou seja, quando ele funciona como sujeito da oração. Já o pronome "mim" deve ser utilizado no caso oblíquo, quando ele funciona como objeto direto ou objeto indireto. Para uma leitura prévia, encaminhe a história abaixo aos alunos, antes do encontro presencial.

Antes do momento presencial, envie aos alunos o seguinte texto contendo uma história sobre a temática do conteúdo.

_Ana era uma adolescente de 14 anos que sempre teve dificuldades em diferenciar o uso de "eu" e "mim". Ela estava determinada a aprender e começou a pesquisar na internet, mas tudo parecia muito complicado._

_Certo dia, durante uma aula de português, a professora trouxe uma atividade diferente para ensinar a diferença entre os dois pronomes. Ela pediu para que todos se levantassem e formasse um círculo. Em seguida, a professora jogou uma bola para um aluno e pediu para que ele falasse uma frase com o pronome "eu". Depois, o aluno deveria passar a bola para outro colega, que deveria falar uma frase com o pronome "mim". E assim, a bola foi passando de aluno em aluno._

_Ana estava animada e gostou da atividade. Ela conseguiu perceber que quando o pronome se referia ao sujeito da frase, era usado "eu", como em "Eu vou para a escola". E quando se referia ao objeto da frase, era usado "mim", como em "Ele deu o livro para mim"._

_Depois da atividade, Ana se sentiu mais confiante em usar corretamente os pronomes. Ela até começou a revisar suas antigas redações e corrigir os erros que havia cometido. Aprendeu que, apesar de parecer difícil no começo, com prática e dedicação, tudo se torna mais fácil._


  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre a diferença entre o uso de "eu" e "mim", incentivando a participação de todos.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Contextualize o tema, explicando as regras de concordância nominal e verbal e a importância de empregá-las adequadamente para a boa comunicação. Você pode utilizar exemplos práticos, como frases com espaços em branco para que os alunos preencham da maneira mais adequada com “eu” e “mim”.

    A professora pediu para \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ fazer a leitura em voz alta.

    A festa foi ótima! Todos se divertiram, inclusive \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_.

    O presente era para \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_, mas a embalagem estava tão bonita que \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ quase não quis abrir.

    Quando a música começou, \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ não pude resistir e comecei a dançar.

    \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ e meus amigos fomos ao cinema ontem à noite.

    A foto que tirei de \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ ficou ótima!

    Os pais de João deram um presente para \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ no meu aniversário.


  3. Etapa 3 - Subtópicos

    Apresente os subtópicos a serem estudados, como: "Eu ou mim?", "Concordância nominal" e "Concordância verbal". Os alunos registram esses subtópicos em seus cadernos.

  4. Etapa 4 - Divisão em grupos

    Os alunos, em grupos de 3 ou 4, recebem uma lista de frases com erros no uso de “eu” e “mim”. Eles devem identificar os erros e corrigi-los.

  5. Etapa 5 - Acompanhamento

    Acompanhe os grupos tirando dúvidas, dando feedbacks e estimulando a participação e colaboração entre os alunos.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Oriente os alunos a criarem uma história em grupo, utilizando corretamente frases com “eu” e “mim”. Cada aluno deve contribuir com uma parte da história, utilizando corretamente as regras estudadas.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua história para a sala toda.

  8. Etapa 8 - Check-out

    Finalize a aula pedindo aos alunos para compartilharem uma coisa nova que aprenderam sobre a concordância nominal e verbal. Os alunos registram essa informação em seus cadernos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de empregar “eu” e “mim” corretamente em textos;
  • Estimular a participação e colaboração entre os alunos;
  • Utilizar exemplos práticos para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar e corrigir erros do uso de “eu” e “mim”;
  • Participação e colaboração em grupo;
  • Utilização correta das regras de concordância nominal e verbal na história criada em grupo.

Ações do professor

  • Estimular a participação e colaboração em grupo;
  • Tirar dúvidas e dar feedbacks;
  • Explicar a aplicação e o uso adequado de “eu” e “mim”.

Ações do aluno

  • Identificar e corrigir erros de concordância nominal e verbal em grupo;
  • Contribuir com uma parte da história em grupo, utilizando corretamente as regras estudadas;
  • Registrar uma coisa nova aprendida no campo de check-out em seus cadernos.