Aula sobre Eu Ou Mim

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Explique aos alunos que o uso correto de "eu" e "mim" é fundamental para uma comunicação eficiente e clara. Mostre exemplos práticos, como "Eu fui ao mercado" e "Ele deu o presente para mim", para que eles possam entender a diferença entre as duas palavras.

Antes do momento presencial, envie aos alunos o seguinte texto contendo uma história sobre a temática do conteúdo.

_Ana era uma adolescente de 14 anos que sempre teve dificuldades em diferenciar o uso de "eu" e "mim". Ela estava determinada a aprender e começou a pesquisar na internet, mas tudo parecia muito complicado._

_Certo dia, durante uma aula de português, a professora trouxe uma atividade diferente para ensinar a diferença entre os dois pronomes. Ela pediu para que todos se levantassem e formasse um círculo. Em seguida, a professora jogou uma bola para um aluno e pediu para que ele falasse uma frase com o pronome "eu". Depois, o aluno deveria passar a bola para outro colega, que deveria falar uma frase com o pronome "mim". E assim, a bola foi passando de aluno em aluno._

_Ana estava animada e gostou da atividade. Ela conseguiu perceber que quando o pronome se referia ao sujeito da frase, era usado "eu", como em "Eu vou para a escola". E quando se referia ao objeto da frase, era usado "mim", como em "Ele deu o livro para mim"._

_Depois da atividade, Ana se sentiu mais confiante em usar corretamente os pronomes. Ela até começou a revisar suas antigas redações e corrigir os erros que havia cometido. Aprendeu que, apesar de parecer difícil no começo, com prática e dedicação, tudo se torna mais fácil._


  1. Etapa 1 - Leitura do texto

    Pergunte aos alunos se eles leram o texto passado com antecedência. Faça comentários e estimule que os alunos comentem sobre o uso de “eu” e “mim”. Se achar necessário, leve uma explicação mais objetiva, como no exemplo abaixo.

    “Eu” e “mim” são pronomes pessoais que se diferenciam em sua função gramatical na frase.

    “Eu” é usado como sujeito do verbo, ou seja, para indicar a pessoa que pratica a ação do verbo. Exemplo: "Eu gosto de estudar Português".

    “Mim”, por sua vez, é usado como objeto direto ou objeto indireto da frase. Quando utilizado como objeto direto, ele indica a pessoa que recebe a ação do verbo. Exemplo: "Ela me viu na rua e acenou para mim". Já como objeto indireto, “mim” indica a pessoa beneficiada pela ação do verbo. Exemplo: "Ele deu o livro para mim".

    Portanto, a escolha correta entre “eu” e “mim” na frase depende da função que o pronome terá naquela oração.


  2. Etapa 2 - Divisão em grupos e proposta de atividade

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Distribua frases para que eles completem com “eu” ou “mim”. Algumas sugestões de frases:

    A professora pediu para \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ fazer a leitura em voz alta.

    A festa foi ótima! Todos se divertiram, inclusive \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_.

    O presente era para \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_, mas a embalagem estava tão bonita que \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ quase não quis abrir.

    Quando a música começou, \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ não pude resistir e comecei a dançar.

    \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ e meus amigos fomos ao cinema ontem à noite.

    A foto que tirei de \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ ficou ótima!

    Os pais de João deram um presente para \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ no meu aniversário.


  3. Etapa 3 - Apresentação

    Peça que cada grupo apresente uma frase e os outros grupos farão a revisão, apontando se o uso de “eu” e “mim” está correto ou não.

  4. Etapa 4 - Fechamento

    Retome o início da aula, revisando a importância de escrever seguindo a norma-padrão da Língua Portuguesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Revisar e fixar a diferença entre as funções gramaticais de "eu" e "mim";
  • Promover a reflexão dos alunos sobre o uso correto dos pronomes pessoais em diferentes situações;
  • Desenvolver a habilidade de compreensão e interpretação de textos, pois as frases apresentam um contexto que os alunos precisam considerar para escolher a forma correta do pronome.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do uso de "eu" e "mim" nas frases;
  • Contribuição no trabalho em grupo;
  • Participação ativa e colaborativa durante toda a atividade.

Ações do professor

  • Explicar o uso de “eu” e “mim” e suas funções gramaticais;
  • Distribuir o material necessário para a atividade;
  • Acompanhar e orientar os alunos durante a elaboração da atividade.

Ações do aluno

  • Ler o texto sobre o uso de "eu" e "mim".
  • Identificar e corrigir o uso incorreto de "eu" e "mim" nas frases;
  • Revisar o trabalho dos colegas.