EUA x China: o que o Brasil ganha ou perde com essa guerra comercial?
Nesta aula de Geografia, vamos tratar da guerra comercial entre EUA x China. Será que essa guerra prejudica ou beneficia o Brasil? Vamos descobrir! 🇺🇸x🇨🇳
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Qual evento relacionado com a geopolítica atual é retratado na charge?
Atividade completaA)
Guerra ideológica entre Estados Unidos e China.B) Guerra comercial entre Estados Unidos e China.
C) Guerra ideológica entre Estados Unidos e União Soviética.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A guerra comercial entre Estados Unidos e China tem sido um dos principais assuntos na mídia mundial. As duas maiores economias do mundo disputam a liderança em diversos setores, o que tem gerado impactos em todo o mundo. O Brasil, por exemplo, é um dos países que sofre com essa disputa, já que é um grande exportador de commodities para ambos os países. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) para analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.Atividade completa4. Gamificação:
A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China tem sido um dos assuntos mais discutidos na atualidade. O Brasil, como um dos principais países exportadores de commodities, também é afetado por essa disputa. Nesta aula, os estudantes serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro que aborde os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos dessa guerra comercial para o Brasil. Os alunos terão a oportunidade de trabalhar em equipe e desenvolver habilidades de análise crítica, criatividade e comunicação.Atividade completa5. Design Thinking:
A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China tem sido um tema recorrente nos noticiários e nas discussões políticas. Mas, como isso afeta o Brasil? Nesta aula, os alunos vão aprender sobre os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, em que os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor os diferentes pontos de vista envolvidos nessa questão.Atividade completa6. Rotação por estações:
A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China é um tema de grande relevância na geopolítica mundial, com impactos em diversos países, incluindo o Brasil. Nesta aula, os alunos serão desafiados a analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos dessa guerra comercial nas relações entre os três países. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de rotação por estações, que permitirá aos alunos explorar diferentes atividades e abordagens sobre o tema. Exemplos práticos e didáticos, como notícias recentes e dados estatísticos, serão utilizados para ilustrar os conceitos e estimular a reflexão dos alunos.Atividade completa7. Sala de Aula Invertida:
A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China tem sido um tema frequente nos noticiários mundiais. Essa disputa envolve uma série de medidas tarifárias e outras políticas comerciais que afetam as relações econômicas entre os dois países. No entanto, essa disputa também afeta outros países, como o Brasil. Nesta aula, os alunos serão convidados a refletir sobre os impactos da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China no Brasil. Para isso, serão utilizadas metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida, que incentiva a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. A ideia é que os alunos desenvolvam um mapa conceitual sobre o tema, para compreender melhor os impactos dessa disputa no cenário geopolítico e geoestratégico.Atividade completa8. Design Sprint:
A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China é um tema muito atual e relevante para o Brasil, pois pode afetar diretamente a economia e a política do país. Nessa aula, os alunos terão a oportunidade de analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que permite aos alunos desenvolverem habilidades como resolução de problemas, trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: