Aula sobre Eua X China Brasil Ganha Perde Guerra Comercial

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China é um tema muito atual e relevante para o Brasil, pois pode afetar diretamente a economia e a política do país. Nessa aula, os alunos terão a oportunidade de analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que permite aos alunos desenvolverem habilidades como resolução de problemas, trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema da aula e contextualize a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, explicando como isso pode afetar o Brasil. Os alunos irão discutir em grupos sobre o que já sabem sobre o assunto e o que gostariam de saber.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Eles irão definir o objetivo, os desafios e as metas a serem alcançadas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos irão escolher um subtema para trabalhar dentro do tema geral da aula, como, por exemplo, a influência da guerra comercial na agricultura brasileira. Eles irão definir o problema, as soluções possíveis e as prioridades.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo de solução para o problema definido na etapa anterior. Incentive a criatividade na construção do protótipo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus protótipos para a turma e receberão devolutivas dos colegas. Eles irão avaliar as propostas e ideias apresentadas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos na participação, discussão em grupo e apresentação do protótipo. Os alunos também serão convidados a avaliar o trabalho em equipe e a metodologia utilizada.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Encerre a atividade destacando as principais reflexões e aprendizados desenvolvidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e criatividade.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos.
  • Criatividade e originalidade na elaboração dos protótipos.
  • Coerência e clareza na apresentação dos projetos.
  • Análise crítica e reflexiva sobre o tema proposto.
  • Cumprimento das etapas do Design Sprint.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.
  • Orientar os alunos na elaboração do modelo de Design Sprint.
  • Acompanhar e dar feedbacks aos grupos durante a realização das etapas.
  • Estimular a reflexão e o pensamento crítico dos alunos.
  • Avaliar os projetos apresentados pelos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Elaborar o modelo de Design Sprint.
  • Definir o subtema a ser trabalhado e o problema a ser resolvido.
  • Criar o protótipo de solução.
  • Apresentar e receber feedbacks sobre o projeto.