Aula sobre Eua X China Brasil Ganha Perde Guerra Comercial

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China tem sido um tema recorrente nos noticiários e nas discussões políticas. Mas, como isso afeta o Brasil? Nesta aula, os alunos vão aprender sobre os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, em que os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor os diferentes pontos de vista envolvidos nessa questão.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância de entender as relações comerciais entre os países. Serão apresentados exemplos de como a guerra comercial pode afetar o cotidiano dos estudantes. Utilize imagens e artigos de jornais para contextualizar o tema.

  2. Etapa 2 - Introdução ao Design Thinking

    Explique o que é Design Thinking e como ele pode ser aplicado na resolução de problemas. Serão apresentados exemplos de como essa metodologia tem sido utilizada em diferentes áreas.

  3. Etapa 3 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá representar um dos países envolvidos na guerra comercial. Eles irão preencher o mapa de empatia com base em suas pesquisas sobre o país que representam. Oriente a criação de uma persona para a atividade, que pode ser um economista, um político, uma dona de casa ou estudante.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as informações coletadas em seus mapas de empatia e apresentarão as conclusões para a turma. O objetivo é que os alunos entendam as diferentes perspectivas envolvidas na guerra comercial.

  5. Etapa 5 - Análise dos impactos

    Os alunos irão analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China para o Brasil. Eles deverão apresentar exemplos práticos de como esses impactos podem afetar a economia e a política brasileira.

  6. Etapa 6 - Debate

    Será aberto um debate em sala de aula para que os alunos possam expressar suas opiniões e questionamentos sobre o tema. Organize o tempo e formato da discussão e estimule a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua ressaltando a importância de entender as relações comerciais entre os países e como elas podem afetar o cotidiano dos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre a relação comercial entre os países.
  • Estimular a criatividade e o pensamento inovador dos alunos por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Promover a reflexão sobre a importância da geopolítica na economia e na política mundial.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos de analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da guerra comercial para o Brasil.
  • Participação construtiva dos alunos no debate em sala de aula.

Ações do professor

  • Explicar claramente os objetivos e etapas da aula.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Mediar o debate em sala de aula e garantir que todas as opiniões sejam respeitadas.
  • Dar feedback construtivo aos alunos sobre o trabalho realizado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.
  • Demonstrar capacidade de análise crítica sobre o tema.
  • Participar do debate em sala de aula de forma construtiva.