Aula sobre Eua X China Brasil Ganha Perde Guerra Comercial

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China tem sido um dos assuntos mais discutidos na atualidade. O Brasil, como um dos principais países exportadores de commodities, também é afetado por essa disputa. Nesta aula, os estudantes serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro que aborde os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos dessa guerra comercial para o Brasil. Os alunos terão a oportunidade de trabalhar em equipe e desenvolver habilidades de análise crítica, criatividade e comunicação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e a metodologia que será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 e cada grupo receberá um kit com materiais para a criação do jogo de tabuleiro. Apresente alguns exemplos de jogos de tabuleiro para inspirar os alunos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos serão orientados a pesquisar sobre os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China para o Brasil. Eles irão buscar informações em fontes confiáveis, como jornais, revistas e sites especializados.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo de tabuleiro

    Os grupos irão criar o jogo de tabuleiro. Eles irão desenvolver um tabuleiro com 51 casas, incluindo perguntas, ações e desafios relacionados ao tema. Cada grupo deverá criar um jogo diferente.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo de tabuleiro para a turma. Os alunos irão explicar as regras e como o jogo aborda o tema proposto. Organize novos grupos e peça que joguem os jogos criados pelos colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos participarão de uma discussão em grupo sobre os impactos da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China para o Brasil. Oriente a discussão com perguntas e reflexões sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos na criação do jogo de tabuleiro e na participação na discussão em grupo. Os alunos também serão convidados a avaliar o trabalho em equipe e a metodologia utilizada.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Encerre a atividade destacando as principais reflexões e aprendizados desenvolvidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise crítica e criatividade
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação
  • Promover a reflexão sobre temas atuais e relevantes
  • Desenvolver a habilidade de aplicar os conhecimentos em situações práticas
  • Estimular a autonomia dos alunos na construção do conhecimento

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa sobre o tema
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo de tabuleiro
  • Participação na discussão em grupo
  • Trabalho em equipe
  • Aplicação dos conhecimentos em situações práticas

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa sobre o tema
  • Estimular a criatividade e originalidade na criação do jogo de tabuleiro
  • Provocar reflexões e estimular a participação na discussão em grupo
  • Avaliar o desempenho dos alunos
  • Encorajar a aplicação dos conhecimentos em situações práticas

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema
  • Trabalhar em equipe na criação do jogo de tabuleiro
  • Participar da discussão em grupo
  • Apresentar o jogo de tabuleiro para a turma
  • Avaliar o trabalho em equipe e a metodologia utilizada