Aula sobre Eua X China Brasil Ganha Perde Guerra Comercial
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China tem sido um dos assuntos mais discutidos na atualidade. O Brasil, como um dos principais países exportadores de commodities, também é afetado por essa disputa. Nesta aula, os estudantes serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro que aborde os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos dessa guerra comercial para o Brasil. Os alunos terão a oportunidade de trabalhar em equipe e desenvolver habilidades de análise crítica, criatividade e comunicação.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e a metodologia que será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 e cada grupo receberá um kit com materiais para a criação do jogo de tabuleiro. Apresente alguns exemplos de jogos de tabuleiro para inspirar os alunos.Etapa 2 - Pesquisa
Os grupos serão orientados a pesquisar sobre os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China para o Brasil. Eles irão buscar informações em fontes confiáveis, como jornais, revistas e sites especializados.Etapa 3 - Criação do jogo de tabuleiro
Os grupos irão criar o jogo de tabuleiro. Eles irão desenvolver um tabuleiro com 51 casas, incluindo perguntas, ações e desafios relacionados ao tema. Cada grupo deverá criar um jogo diferente.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará seu jogo de tabuleiro para a turma. Os alunos irão explicar as regras e como o jogo aborda o tema proposto. Organize novos grupos e peça que joguem os jogos criados pelos colegas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos participarão de uma discussão em grupo sobre os impactos da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China para o Brasil. Oriente a discussão com perguntas e reflexões sobre o tema.Etapa 6 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos na criação do jogo de tabuleiro e na participação na discussão em grupo. Os alunos também serão convidados a avaliar o trabalho em equipe e a metodologia utilizada.Etapa 7 - Fechamento
Encerre a atividade destacando as principais reflexões e aprendizados desenvolvidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise crítica e criatividade
- Estimular o trabalho em equipe e a comunicação
- Promover a reflexão sobre temas atuais e relevantes
- Desenvolver a habilidade de aplicar os conhecimentos em situações práticas
- Estimular a autonomia dos alunos na construção do conhecimento
Critérios de avaliação
- Participação na pesquisa sobre o tema
- Criatividade e originalidade na criação do jogo de tabuleiro
- Participação na discussão em grupo
- Trabalho em equipe
- Aplicação dos conhecimentos em situações práticas
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa sobre o tema
- Estimular a criatividade e originalidade na criação do jogo de tabuleiro
- Provocar reflexões e estimular a participação na discussão em grupo
- Avaliar o desempenho dos alunos
- Encorajar a aplicação dos conhecimentos em situações práticas
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema
- Trabalhar em equipe na criação do jogo de tabuleiro
- Participar da discussão em grupo
- Apresentar o jogo de tabuleiro para a turma
- Avaliar o trabalho em equipe e a metodologia utilizada