Aula sobre Eua X China Brasil Ganha Perde Guerra Comercial

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A guerra comercial entre Estados Unidos e China tem sido um dos principais assuntos na mídia mundial. As duas maiores economias do mundo disputam a liderança em diversos setores, o que tem gerado impactos em todo o mundo. O Brasil, por exemplo, é um dos países que sofre com essa disputa, já que é um grande exportador de commodities para ambos os países. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) para analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando a guerra comercial entre EUA e China. É importante que os alunos compreendam a importância desse assunto para o Brasil e para o mundo.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Os grupos defensor e opositor irão se preparar para apresentar argumentos a favor e contra a liderança dos Estados Unidos no cenário mundial.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos defensor e opositor irão pesquisar sobre a ascensão dos Estados Unidos no cenário mundial e sua relação com a China e o Brasil. A banca julgadora irá pesquisar sobre os critérios de avaliação do debate.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e contra-argumentos. A banca julgadora irá avaliar a qualidade dos argumentos apresentados e a capacidade dos grupos em defender suas posições.

  5. Etapa 5 - Deliberação da banca julgadora

    A banca julgadora irá se reunir para deliberar sobre qual grupo apresentou os melhores argumentos e venceu o debate.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre os pontos mais importantes discutidos no debate e suas implicações para o Brasil e o mundo.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades desenvolvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos no cenário mundial;
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e contra-argumentação;
  • Desenvolver a habilidade de deliberação e tomada de decisão;
  • Estimular a reflexão crítica sobre temas relevantes para o Brasil e o mundo.

Critérios de avaliação

  • Qualidade dos argumentos apresentados;
  • Coerência e consistência dos argumentos;
  • Capacidade de argumentação e contra-argumentação;
  • Participação e colaboração em grupo;
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo;
  • Dividir a turma em grupos;
  • Orientar a pesquisa dos grupos;
  • Mediar o debate;
  • Encerrar a aula fazendo uma reflexão sobre os pontos mais importantes discutidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a ascensão dos Estados Unidos no cenário mundial e sua relação com a China e o Brasil;
  • Preparar argumentos e contra-argumentos;
  • Participar do debate;
  • Refletir criticamente sobre o tema;
  • Colaborar em grupo.