Aula sobre Eua X China Brasil Ganha Perde Guerra Comercial
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A guerra comercial entre Estados Unidos e China tem sido um dos principais assuntos na mídia mundial. As duas maiores economias do mundo disputam a liderança em diversos setores, o que tem gerado impactos em todo o mundo. O Brasil, por exemplo, é um dos países que sofre com essa disputa, já que é um grande exportador de commodities para ambos os países. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) para analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando a guerra comercial entre EUA e China. É importante que os alunos compreendam a importância desse assunto para o Brasil e para o mundo.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Os grupos defensor e opositor irão se preparar para apresentar argumentos a favor e contra a liderança dos Estados Unidos no cenário mundial.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos defensor e opositor irão pesquisar sobre a ascensão dos Estados Unidos no cenário mundial e sua relação com a China e o Brasil. A banca julgadora irá pesquisar sobre os critérios de avaliação do debate.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e contra-argumentos. A banca julgadora irá avaliar a qualidade dos argumentos apresentados e a capacidade dos grupos em defender suas posições.Etapa 5 - Deliberação da banca julgadora
A banca julgadora irá se reunir para deliberar sobre qual grupo apresentou os melhores argumentos e venceu o debate.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre os pontos mais importantes discutidos no debate e suas implicações para o Brasil e o mundo.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades desenvolvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos no cenário mundial;
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo;
- Desenvolver a habilidade de argumentação e contra-argumentação;
- Desenvolver a habilidade de deliberação e tomada de decisão;
- Estimular a reflexão crítica sobre temas relevantes para o Brasil e o mundo.
Critérios de avaliação
- Qualidade dos argumentos apresentados;
- Coerência e consistência dos argumentos;
- Capacidade de argumentação e contra-argumentação;
- Participação e colaboração em grupo;
- Reflexão crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo;
- Dividir a turma em grupos;
- Orientar a pesquisa dos grupos;
- Mediar o debate;
- Encerrar a aula fazendo uma reflexão sobre os pontos mais importantes discutidos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a ascensão dos Estados Unidos no cenário mundial e sua relação com a China e o Brasil;
- Preparar argumentos e contra-argumentos;
- Participar do debate;
- Refletir criticamente sobre o tema;
- Colaborar em grupo.