Aula sobre Eua X China Brasil Ganha Perde Guerra Comercial
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China é um tema de grande relevância na geopolítica mundial, com impactos em diversos países, incluindo o Brasil. Nesta aula, os alunos serão desafiados a analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos dessa guerra comercial nas relações entre os três países. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de rotação por estações, que permitirá aos alunos explorar diferentes atividades e abordagens sobre o tema. Exemplos práticos e didáticos, como notícias recentes e dados estatísticos, serão utilizados para ilustrar os conceitos e estimular a reflexão dos alunos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos e didáticos. Será feita uma breve exposição sobre a relação comercial entre os Estados Unidos, a China e o Brasil. Utilize imagens e mapas para ilustrar a apresentação.Divida os alunos em grupos e explique a dinâmica da rotação por estações. Distribua os materiais que serão utilizados em cada estação.Etapa 2 - Estação 1 - Análise de notícias
Nesta estação, os alunos irão analisar uma notícia recente sobre a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. Eles irão identificar os principais pontos abordados na notícia e discutir como ela pode afetar o Brasil.Etapa 3 - Estação 2 - Análise de dados
Nesta estação, os alunos irão analisar uma tabela com dados sobre a balança comercial do Brasil com os Estados Unidos e a China. Eles irão analisar os dados, identificar tendências e discutir como esses números podem afetar a economia brasileira.Etapa 4 - Estação 3 - Texto argumentativo
Nesta estação, os alunos irão escrever um texto argumentativo relacionado à guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. Eles irão debater o tema para ter argumentos na produção escrita.Etapa 5 - Debate
Faça uma síntese das atividades realizadas e estimule os alunos a fazerem uma reflexão sobre o tema e sobre as diferentes aprendizagens nas estações.Etapa 6 - Síntese e conclusão
Finalize destacando a importância de compreender as relações comerciais entre os países e como elas afetam a economia global.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades desenvolvidas nas estações.Observação: as estações acontecem simultaneamente. Ao final do tempo estabelecido para cada estação (15 ou 20 minutos), os estudantes mudam de estação. Ao final todos os estudantes passarão por todas as estações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre o tema da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos dessa guerra comercial nas relações entre os três países.
- Promover a interação e o trabalho em equipe dos alunos por meio da metodologia de rotação por estações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.
- Organização e clareza na apresentação dos argumentos durante o debate.
- Compreensão dos impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da guerra comercial nas relações entre os três países.
- Capacidade de trabalhar em equipe e colaborar com os demais alunos.
Ações do professor
- Iniciar a aula com uma contextualização clara e objetiva sobre o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer intervenções pontuais para orientar e esclarecer dúvidas dos alunos.
- Fazer uma síntese das atividades realizadas ao final da aula.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre o tema e sobre as diferentes abordagens apresentadas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas nas estações.
- Analisar criticamente as notícias e dados apresentados.
- Apresentar argumentos claros e bem fundamentados durante o debate.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os demais alunos.