Aula sobre Eua X China Brasil Ganha Perde Guerra Comercial

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China tem sido um tema frequente nos noticiários mundiais. Essa disputa envolve uma série de medidas tarifárias e outras políticas comerciais que afetam as relações econômicas entre os dois países. No entanto, essa disputa também afeta outros países, como o Brasil. Nesta aula, os alunos serão convidados a refletir sobre os impactos da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China no Brasil. Para isso, serão utilizadas metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida, que incentiva a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. A ideia é que os alunos desenvolvam um mapa conceitual sobre o tema, para compreender melhor os impactos dessa disputa no cenário geopolítico e geoestratégico.

  1. Etapa 1 - Antes da aula

    Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos.

  2. Etapa 2 - Em sala de aula

    Inicie a aula fazendo uma contextualização sobre a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China e seus impactos no Brasil e verificando se os alunos estudaram o material. Utilize mapas e imagens para contextualizar o tema.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo e pesquisa

    Divida os alunos em grupos de quatro ou cinco pessoas e oriente que pesquisem sobre o tema. Cada grupo deve escolher uma ideia central para o mapa conceitual e discuti-la. Pode ser feita uma nuvem de ideias pelo grupo.

  4. Etapa 4 - Elaboração do mapa conceitual

    Cada grupo irá elaborar um mapa conceitual com a ideia central e as oito sub-ideias. O mapa conceitual precisa ter pelo menos dois níveis de profundidade. Oriente os alunos na elaboração do mapa e auxiliar na organização das ideias.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação e estimule a discussão sobre as ideias apresentadas. Organize o tempo de cada grupo.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre o processo de aprendizagem e a metodologia utilizada. Os alunos serão convidados a avaliar a experiência e a compartilhar suas impressões sobre a Sala de Aula Invertida e o mapa conceitual.

  7. Etapa 7 - Resumo

    Os alunos dirão escrever um texto sobre os impactos da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China no Brasil, utilizando as informações do mapa conceitual como base. Explique que o texto será utilizado na avaliação da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China no Brasil.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem através da metodologia da Sala de Aula Invertida.
  • Desenvolver a habilidade de elaboração de mapas conceituais como ferramenta de organização e síntese de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Elaboração do mapa conceitual com a ideia central e as oito sub-ideias.
  • Apresentação clara e organizada do mapa conceitual.
  • Coerência e profundidade das informações apresentadas no mapa conceitual.
  • Qualidade do texto sobre os impactos da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China no Brasil.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.
  • Explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.
  • Orientar os alunos na elaboração do mapa conceitual e auxiliar na organização das ideias.
  • Conduzir a reflexão sobre o processo de aprendizagem e a metodologia utilizada.
  • Avaliar os trabalhos dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China e seus impactos no Brasil.
  • Discutir em grupo as informações encontradas e elaborar o mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Escrever um texto sobre os impactos da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China no Brasil.