Eurocentrismo e a ciência africana
Você conhece escritores africanos? Bandas africanas? Nessa aula de História, vamos aprender sobre o eurocentrismo e conhecer alguns cientistas africanos! Vamos lá?🌍📚
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Com o imperialismo, a África foi o alvo das grandes potências. São consequências da exploração do continente:
Atividade completaA)
Avanço tecnológico do continente africano.B) Exportação de produtos africanos pra outros continentes e aumento do comércio.
C) Exploração de recursos naturais e conflitos étnicos.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Rotação por estações:
O eurocentrismo é uma visão de mundo que coloca a Europa como centro de tudo, como se a história e a cultura dos outros povos não fossem tão importantes quanto a europeia. Isso se reflete em muitas áreas, inclusive na ciência. Por muito tempo, acreditou-se que a ciência era uma criação exclusiva dos europeus, mas isso não é verdade. A África, por exemplo, tem uma rica tradição científica que muitas vezes é ignorada. Nesta aula, vamos explorar a ciência africana e como ela foi impactada pelo imperialismo europeu. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.Atividade completa4. Design Sprint:
O eurocentrismo é uma visão de mundo que coloca a Europa como centro de tudo, como se a história e a cultura europeias fossem superiores às demais. Essa visão influenciou a ciência, que muitas vezes ignorou ou menosprezou os conhecimentos produzidos por outras culturas, como a africana. Nesta aula, vamos explorar como a ciência africana foi ignorada e como isso afetou as comunidades locais. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que vai nos ajudar a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar nossas ideias sobre o tema.Atividade completa5. Modelo de Debate Crítico (MDC):
O eurocentrismo é uma visão de mundo que coloca a Europa como centro de tudo, como se a história e a cultura do continente fossem superiores às de outros lugares. Isso se reflete em muitas áreas, inclusive na ciência. Por muito tempo, acreditou-se que a ciência era uma criação exclusiva dos europeus, mas isso não é verdade. A África, por exemplo, tem uma rica tradição científica que muitas vezes é ignorada. Nesta aula, vamos discutir o eurocentrismo e a ciência africana, e como a visão eurocêntrica afetou a forma como a ciência é vista e ensinada. Vamos usar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos fazem um debate sobre o tema e criam um template de avaliação por rubrica, para desenvolver mais a fundo o tema e seus subtópicos.Atividade completa6. Design Thinking:
O eurocentrismo é uma visão de mundo que coloca a Europa como centro de tudo, como se a história e a cultura europeias fossem superiores às de outros lugares do mundo. Essa visão influenciou a ciência, que muitas vezes ignorou ou menosprezou os conhecimentos produzidos por povos não europeus. Nesta aula, vamos falar sobre a ciência africana e como ela foi ignorada pelo eurocentrismo. Vamos usar a metodologia Design Thinking para criar um mapa de empatia, que nos ajudará a entender melhor como as pessoas pensam e sentem sobre esse assunto. Para isso, vamos pesquisar exemplos de produtos africanos que foram utilizados pelos europeus durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.Atividade completa7. Ensino Híbrido:
O eurocentrismo é uma visão de mundo que coloca a Europa como centro de tudo, como se a história e a cultura do continente fossem superiores às de outros lugares. Isso se reflete em muitas áreas, inclusive na ciência. Por muito tempo, acreditou-se que a ciência era uma criação exclusiva dos europeus, mas isso não é verdade. A África tem uma rica tradição científica, que muitas vezes é ignorada ou menosprezada. Nesta aula, vamos explorar a ciência africana e como ela foi afetada pelo imperialismo europeu. Vamos usar a metodologia do Ensino Híbrido, em que os alunos criam um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Isso vai ajudar a manter o foco e a organização durante a aula.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
O eurocentrismo é uma visão de mundo que coloca a Europa como centro de tudo, como se as outras culturas e povos fossem inferiores. Na ciência, isso se reflete na ideia de que as grandes descobertas e invenções foram feitas apenas pelos europeus, ignorando as contribuições de outras culturas, como a africana. Nesta aula, vamos explorar a ciência africana e como ela foi ignorada pelo eurocentrismo. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: