Aula sobre Eurocentrismo E A Ciencia Africana

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O eurocentrismo é uma visão de mundo que coloca a Europa como centro de tudo, como se a história e a cultura europeias fossem superiores às demais. Essa visão influenciou a ciência, que muitas vezes ignorou ou menosprezou os conhecimentos produzidos por outras culturas, como a africana. Nesta aula, vamos explorar como a ciência africana foi ignorada e como isso afetou as comunidades locais. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que vai nos ajudar a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar nossas ideias sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o que é eurocentrismo e como ele afetou a ciência africana. Você pode utilizar exemplos práticos, como a história de Mansa Musa, o rei do Mali que foi considerado o homem mais rico da história, mas que muitas pessoas nunca ouviram falar. Em seguida, divida os alunos em grupos.

  2. Etapa 2 - Explicar a atividade

    Apresente aos alunos o que é a metodologia Design Sprint e como ela funciona. Explique que eles deverão colocar em prática criando e preenchendo um template de design sprint com as cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Eles farão um projeto com objetivo final de gerar uma alternativa que inclua os conhecimentos produzidos por outras culturas, como a africana, na ciência.

  3. Etapa 3 - Entender

    Os alunos devem pesquisar sobre a ciência africana e como ela foi ignorada pela ciência europeia. Podem utilizar livros, artigos, vídeos e outros recursos disponíveis. Oriente-os a fazer anotações e a preencher o template com uma síntese sobre as informações pesquisadas.

  4. Etapa 4 - Esboçar

    Os grupos devem pensar em ideias para solucionar ou gerar alternativas que reparem, em alguma medida,as consequências do eurocentrismo na construção e visibilização do conhecimento plural. Neste momento, é importante que os alunos gerem, pelo menos, três ideias e que as deixem anotadas no template.

  5. Etapa 5 - Decidir

    Em grupo, os alunos devem escolher uma das ideias para fazer a preparação necessária que levará à criação do protótipo na próxima etapa. Neste momento, é importante que os alunos analisem as opções considerando os pontos positivos e negativos de cada uma. Depois de feita a decisão, eles preencherão no template.

  6. Etapa 6 - Prototipar

    Os alunos devem criar um protótipo baseado na ideia que escolheram desenvolver e preencher o template. É importante que nesta etapa eles consigam responder: Porque este protótipo faria com que os conhecimentos produzidos por outras culturas fossem mais valorizados?

  7. Etapa 7 - Testar

    Os alunos devem apresentar seus protótipos e discutir como eles poderiam ser aplicados na prática. Para que consigam exercitar a imaginação cada grupo deve participar fazendo comentários e compartilhando críticas construtivas que os leve a refletir como seria o funcionamento dos protótipos criados.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e comente como a metodologia Design Sprint ajudou a desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer os principais produtos utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer a influência do eurocentrismo na ciência.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a habilidade de criar soluções para problemas complexos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e nas discussões em grupo.
  • Qualidade do template de design sprint criado pelos alunos.
  • Qualidade do protótipo criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe.
  • Orientar os alunos na criação do template de design sprint e no desenvolvimento do protótipo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a ciência africana e como ela foi ignorada pela ciência europeia.
  • Criar um template de design sprint com as cinco etapas.
  • Criar um protótipo de como seria uma ciência mais inclusiva.