Aula sobre Eurocentrismo E A Ciencia Africana
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O eurocentrismo é uma visão de mundo que coloca a Europa como centro de tudo, como se a história e a cultura europeias fossem superiores às de outros lugares do mundo. Essa visão influenciou a ciência, que muitas vezes ignorou ou menosprezou os conhecimentos produzidos por povos não europeus. Nesta aula, vamos falar sobre a ciência africana e como ela foi ignorada pelo eurocentrismo. Vamos usar a metodologia Design Thinking para criar um mapa de empatia, que nos ajudará a entender melhor como as pessoas pensam e sentem sobre esse assunto. Para isso, vamos pesquisar exemplos de produtos africanos que foram utilizados pelos europeus durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique o que é eurocentrismo e como ele influenciou a ciência. Em seguida, apresente a metodologia Design Thinking e explique como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Pesquisa sobre produtos africanos
Os alunos farão uma pesquisa em grupos sobre produtos africanos que foram utilizados pelos europeus durante o imperialismo. Eles deverão buscar informações sobre a origem desses produtos, como eram produzidos e como eram utilizados pelos europeus.Etapa 3 - Criação do mapa de empatia
Cada grupo criará um mapa de empatia sobre um produto africano específico. Eles deverão preencher os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender como as pessoas envolvidas na produção e utilização desses produtos se sentiam em relação ao eurocentrismo.Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia
Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma. Faça perguntas para estimular a discussão e a reflexão sobre o tema.Etapa 5 - Discussão em grupo
A turma discutirá em grupo sobre os produtos africanos apresentados e como eles foram utilizados pelos europeus durante o imperialismo. O objetivo é analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia aplicada na aula. Incentive os alunos a refletirem sobre como o eurocentrismo ainda está presente em nossa sociedade e como podemos combatê-lo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer os principais produtos africanos utilizados pelos europeus durante o imperialismo.
- Analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.
- Estimular a reflexão crítica sobre o eurocentrismo e sua influência na ciência.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa em grupo.
- Qualidade do mapa de empatia criado.
- Participação na discussão em grupo.
- Reflexão crítica sobre o eurocentrismo e sua influência na ciência.
- Cooperação e respeito mútuo durante a realização da atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia Design Thinking.
- Orientar os alunos na pesquisa em grupo.
- Estimular a reflexão crítica sobre o eurocentrismo e sua influência na ciência.
- Fazer perguntas para estimular a discussão e a reflexão sobre o tema.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia aplicada na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa em grupo.
- Criar um mapa de empatia sobre um produto africano específico.
- Participar da discussão em grupo.
- Refletir criticamente sobre o eurocentrismo e sua influência na ciência.
- Cooperar e respeitar os colegas durante a realização da atividade.