Aula sobre Eurocentrismo E A Ciencia Africana

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O eurocentrismo é uma visão de mundo que coloca a Europa como centro de tudo, como se a história e a cultura do continente fossem superiores às de outros lugares. Isso se reflete em muitas áreas, inclusive na ciência. Por muito tempo, acreditou-se que a ciência era uma criação exclusiva dos europeus, mas isso não é verdade. A África, por exemplo, tem uma rica tradição científica que muitas vezes é ignorada. Nesta aula, vamos discutir o eurocentrismo e a ciência africana, e como a visão eurocêntrica afetou a forma como a ciência é vista e ensinada. Vamos usar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos fazem um debate sobre o tema e criam um template de avaliação por rubrica, para desenvolver mais a fundo o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é eurocentrismo e como ele se manifesta na ciência. Instigue os alunos a se questionarem como ele afeta também a forma como vemos a história e a cultura dos povos africanos. Em seguida, apresente a metodologia MDC e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre a ciência africana e como ela foi ignorada pela visão eurocêntrica. Forneça materiais de apoio, como textos e vídeos, para ajudar na pesquisa. É importante que os alunos anotem as informações que tenham exemplos de conhecimentos e invenções desenvolvidas em países africanos.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e discutir o que encontraram em suas pesquisas. Cada grupo deve escolher um representante para apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Debate em plenária

    Os representantes dos grupos devem apresentar suas conclusões para a turma e debater sobre as diferenças entre a visão eurocêntrica e a visão africana da ciência. Auxilie os alunos se estiverem com dúvidas sobre as diferenças.

  5. Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos devem criar um template de avaliação por rubrica, contendo os seguintes critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos grupos durante o debate.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, levando em consideração o template de avaliação por rubrica criado pelos próprios alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância de reconhecer a diversidade cultural e científica, e como isso pode ajudar a construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a diversidade cultural e científica.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Promover a reflexão crítica sobre a visão eurocêntrica da ciência.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e no debate em grupo.
  • Apresentação clara e objetiva das conclusões do grupo.
  • Uso de argumentos consistentes e embasados em fatos.
  • Criação de um template de avaliação por rubrica coerente e bem estruturado.
  • Participação ativa e respeitosa no debate em plenária.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia a ser utilizada.
  • Fornecer materiais de apoio para a pesquisa.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no debate em grupo e em plenária.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e coerente com o template de avaliação por rubrica criado pelos próprios alunos.
  • Concluir a aula de forma clara e objetiva, reforçando a importância da diversidade cultural e científica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e do debate em grupo.
  • Apresentar as conclusões do grupo de forma clara e objetiva.
  • Usar argumentos consistentes e embasados em fatos durante o debate.
  • Criar um template de avaliação por rubrica coerente e bem estruturado.
  • Participar ativamente e respeitosamente no debate em plenária.