Aula sobre Eurocentrismo E A Ciencia Africana
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Faça a introdução do tema questionando aos alunos sobre o que sabem da ciência africana, se se lembram de alguma produção de conhecimento filosófico, matemático, natural e/ou invenções que surgiram no continente. Anote no quadro os aportes dos alunos.Etapa 2 - Contextualização
A partir da introdução, apresente o tema e explique que o fato de, muitas vezes, não termos informações sobre produções de conhecimento e inovações de outros povos é uma consequência do eurocentrismo. Explique o que é este conceito e como ele se reflete na ciência.Etapa 3 - Divisão dos grupos
Divida os alunos em três grupos, que serão as estações. Explique sobre a metodologia “Rotação por estações” e defina com eles o tempo de duração.Etapa 4 - Rotação por estações
As atividades propostas em cada estação são:Estação 1 - Ciência africana antes do imperialismo
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre a ciência africana antes da chegada dos europeus. Eles podem pesquisar sobre a matemática egípcia, a medicina tradicional africana, a astronomia e outras áreas. Os alunos devem criar um cartaz ou apresentação para compartilhar com os outros grupos.
Estação 2 - Impactos do imperialismo na ciência africana
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre como o imperialismo europeu impactou a ciência africana. Eles podem pesquisar sobre a destruição de bibliotecas e universidades, a apropriação de conhecimentos e a imposição de ideias eurocêntricas. Os alunos devem criar um cartaz ou apresentação para compartilhar com os outros grupos.
Estação 3 - Produtos africanos no imperialismo
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre os produtos africanos que foram utilizados pelos europeus durante o imperialismo. Eles podem pesquisar sobre o marfim, o ouro, o café, o cacau e outros produtos. Os alunos devem criar um cartaz ou apresentação para compartilhar com os outros grupos.
Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos se reunirão em grupos para discutir as informações apresentadas em cada estação. Eles devem identificar as principais ideias e conceitos e compartilhar com a turma.Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Disponibilize folhas de papel e canetas para que os alunos possam criar o template.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma síntese do que foi discutido e reforçando a importância de valorizar a ciência de todos os povos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a importância da ciência africana e como ela foi impactada pelo imperialismo europeu.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de cartazes e apresentações.
- Promover a discussão em grupo e o compartilhamento de ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade das pesquisas e apresentações.
- Contribuição para a discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia.
- Orientar os alunos na pesquisa e criação dos cartazes e apresentações.
- Estimular a discussão em grupo e a participação de todos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a ciência africana antes do imperialismo.
- Pesquisar sobre os impactos do imperialismo na ciência africana.
- Pesquisar sobre os produtos africanos utilizados pelos europeus durante o imperialismo.
- Criar cartazes ou apresentações para compartilhar com os outros grupos.
- Participar ativamente da discussão em grupo.