Aula sobre Eurocentrismo E A Ciencia Africana

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O eurocentrismo é uma visão de mundo que coloca a Europa como centro de tudo, como se a história e a cultura dos outros povos não fossem tão importantes quanto a europeia. Isso se reflete em muitas áreas, inclusive na ciência. Por muito tempo, acreditou-se que a ciência era uma criação exclusiva dos europeus, mas isso não é verdade. A África, por exemplo, tem uma rica tradição científica que muitas vezes é ignorada. Nesta aula, vamos explorar a ciência africana e como ela foi impactada pelo imperialismo europeu. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça a introdução do tema questionando aos alunos sobre o que sabem da ciência africana, se se lembram de alguma produção de conhecimento filosófico, matemático, natural e/ou invenções que surgiram no continente. Anote no quadro os aportes dos alunos.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    A partir da introdução, apresente o tema e explique que o fato de, muitas vezes, não termos informações sobre produções de conhecimento e inovações de outros povos é uma consequência do eurocentrismo. Explique o que é este conceito e como ele se reflete na ciência.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em três grupos, que serão as estações. Explique sobre a metodologia “Rotação por estações” e defina com eles o tempo de duração.

  4. Etapa 4 - Rotação por estações

    As atividades propostas em cada estação são:

    Estação 1 - Ciência africana antes do imperialismo

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre a ciência africana antes da chegada dos europeus. Eles podem pesquisar sobre a matemática egípcia, a medicina tradicional africana, a astronomia e outras áreas. Os alunos devem criar um cartaz ou apresentação para compartilhar com os outros grupos.

    Estação 2 - Impactos do imperialismo na ciência africana

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre como o imperialismo europeu impactou a ciência africana. Eles podem pesquisar sobre a destruição de bibliotecas e universidades, a apropriação de conhecimentos e a imposição de ideias eurocêntricas. Os alunos devem criar um cartaz ou apresentação para compartilhar com os outros grupos.

    Estação 3 - Produtos africanos no imperialismo

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre os produtos africanos que foram utilizados pelos europeus durante o imperialismo. Eles podem pesquisar sobre o marfim, o ouro, o café, o cacau e outros produtos. Os alunos devem criar um cartaz ou apresentação para compartilhar com os outros grupos.


  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em grupos para discutir as informações apresentadas em cada estação. Eles devem identificar as principais ideias e conceitos e compartilhar com a turma.

  6. Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Disponibilize folhas de papel e canetas para que os alunos possam criar o template.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese do que foi discutido e reforçando a importância de valorizar a ciência de todos os povos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a importância da ciência africana e como ela foi impactada pelo imperialismo europeu.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de cartazes e apresentações.
  • Promover a discussão em grupo e o compartilhamento de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas e apresentações.
  • Contribuição para a discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia.
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação dos cartazes e apresentações.
  • Estimular a discussão em grupo e a participação de todos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a ciência africana antes do imperialismo.
  • Pesquisar sobre os impactos do imperialismo na ciência africana.
  • Pesquisar sobre os produtos africanos utilizados pelos europeus durante o imperialismo.
  • Criar cartazes ou apresentações para compartilhar com os outros grupos.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.