Aula sobre Eurocentrismo E A Ciencia Africana

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O eurocentrismo é uma visão de mundo que coloca a Europa como centro de tudo, como se as outras culturas e povos fossem inferiores. Na ciência, isso se reflete na ideia de que as grandes descobertas e invenções foram feitas apenas pelos europeus, ignorando as contribuições de outras culturas, como a africana. Nesta aula, vamos explorar a ciência africana e como ela foi ignorada pelo eurocentrismo. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça a introdução do tema e explique o que é eurocentrismo e como ele se manifesta na ciência. Em seguida, apresente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos alunos em grupos

    Os alunos vão se dividir em grupos de 4 a 6 pessoas, explique a proposta de criação do mapa conceitual, sua apresentação e discussão.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre a ciência africana e suas contribuições para a humanidade. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos. Auxilie os alunos nas dúvidas que surgirem.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. A ideia central deve ser feita a partir de uma das contribuições científicas que os alunos pesquisaram na etapa anterior, como, por exemplo, tecnologias de matriz africana, medicina tradicional africana, astronomia egípcia, a matemática de Mali, etc. As sub-ideias devem ser desenvolvidas a partir de uma das contribuições. Você pode disponibilizar ferramentas online para a criação do mapa, como o MindMeister.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos deverão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo sobre as contribuições da ciência africana e como elas foram ignoradas pelo eurocentrismo. Oriente a discussão com perguntas e incentive a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula, incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre a ciência africana e a questionar o eurocentrismo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as contribuições da ciência africana para a humanidade.
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o eurocentrismo e suas consequências.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade do mapa conceitual e das apresentações.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa e ferramentas online para a criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na pesquisa, criação do mapa conceitual, apresentações e discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa de forma responsável e comprometida.
  • Criar um mapa conceitual claro e objetivo.
  • Participar ativamente das apresentações e da discussão em grupo.