Aula sobre Eurocentrismo O Que E Isso

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Para iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto e explicar o que é Eurocentrismo. É um termo que se refere à visão de mundo que coloca a Europa como centro do mundo, considerando a cultura, história e valores europeus como superiores aos demais. É importante salientar que essa visão influenciou diversas áreas, como a política, economia e cultura, e ainda é presente em muitos aspectos da nossa sociedade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e explique sua importância para entender como essa visão de mundo foi construída e como ela influenciou a história e a geografia.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo deve escolher um subtema relacionado ao eurocentrismo, como a expansão europeia e a influência em outras regiões do mundo, a influência europeia na colonização da América Latina, os conflitos gerados, etc.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre o subtema escolhido e criar um modelo de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu modelo de avaliação por pares para a turma, explicando os seus critérios e como eles serão utilizados para avaliar o desempenho dos demais.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do projeto

    Cada grupo deve desenvolver um projeto relacionado ao subtema escolhido, que deve ser apresentado para a turma ao final da aula.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Cada grupo deve avaliar o desempenho dos demais, utilizando o modelo de avaliação por pares criado anteriormente.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula ressaltando a importância do tema e como ele ainda é presente em muitos aspectos da nossa sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica em relação à hegemonia europeia.
  • Compreender a influência do Eurocentrismo em diversas áreas.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e explicar o objetivo da atividade.
  • Auxiliar os grupos na escolha do subtema e na pesquisa.
  • Acompanhar as apresentações e auxiliar na avaliação dos demais grupos.
  • Estimular a discussão entre os grupos para aprimorar a apresentação.

Ações do aluno

  • Escolher o subtema e pesquisar sobre o Eurocentrismo.
  • Organizar as informações e preparar a apresentação.
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos.
  • Discutir as avaliações recebidas e propor melhorias para a próxima apresentação.