Aula sobre Eurocentrismo O Que E Isso

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O eurocentrismo é uma visão de mundo que coloca a Europa como centro do mundo, desvalorizando outras culturas e povos. Essa visão influenciou a história e as relações internacionais, e ainda é presente em muitos discursos e práticas atuais. Nesta aula, vamos analisar criticamente o eurocentrismo e suas consequências no mundo atual.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Comece a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o eurocentrismo. É importante ouvir todas as respostas e anotá-las no quadro.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos dividem-se em grupos de 4 ou 5 pessoas e criam um mapa de empatia sobre o eurocentrismo. Cada grupo recebe uma cartolina onde devem escrever ou desenhar as informações que conseguirem sobre o eurocentrismo.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo apresenta o seu mapa de empatia para a turma.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos discutem em grupo as informações apresentadas nos mapas de empatia e tentam identificar padrões e contradições.

  5. Etapa 5 - Análise crítica

    O professor apresenta exemplos de situações em que o eurocentrismo foi exercido, como a colonização das Américas e da África, as Cruzadas e a Segunda Guerra Mundial. Os alunos devem analisar criticamente esses exemplos e identificar como o eurocentrismo influenciou essas situações.

  6. Etapa 6 - Apresentação das conclusões

    Cada grupo apresenta as suas conclusões sobre o eurocentrismo e as situações analisadas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação e o desempenho dos alunos durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica.
  • Estimular a reflexão sobre a influência do eurocentrismo na história e nas relações internacionais.
  • Promover a participação ativa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de análise crítica.
  • Clareza e objetividade na apresentação das conclusões.

Ações do professor

  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Mediar a discussão e o debate.
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo.
  • Analisar criticamente as informações apresentadas.