Aula sobre Eurocentrismo O Que E Isso
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O Eurocentrismo é uma concepção que coloca a Europa e a cultura europeia como centro do mundo, desvalorizando outras culturas e formas de conhecimento. Essa ideia influenciou a história e a cultura mundial, e ainda é presente em muitos aspectos da sociedade atual. Nesta aula os alunos vão aprender sobre o Eurocentrismo e como ele se manifesta na história e na cultura.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o conceito de Eurocentrismo e como ele se manifesta na história e na cultura. Os alunos são convidados a refletir sobre suas próprias experiências com a cultura europeia.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos são divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo recebe uma folha de papel em branco e canetas coloridas.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Cada grupo deve criar um mapa de registro.Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo
Os grupos têm 30 minutos para desenvolver o jogo utilizando recursos como canetas, papel e a criatividade.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresenta seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como ajuda a entender o Eurocentrismo.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos discutem em grupo sobre as diferentes formas de Eurocentrismo apresentadas nos jogos e como elas se manifestam na sociedade.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância de analisar criticamente o Eurocentrismo e suas consequências.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre o Eurocentrismo e suas consequências.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Reforçar a importância de valorizar e respeitar diferentes culturas e formas de conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação e apresentação do jogo.
- Coerência e clareza na explicação do jogo e suas relações com o Eurocentrismo.
- Capacidade de análise crítica sobre as diferentes formas de Eurocentrismo apresentadas nos jogos.
Ações do professor
- Explicar o conceito de Eurocentrismo e suas consequências.
- Dividir os alunos em grupos e explicar a atividade.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Conduzir a discussão em grupo sobre as diferentes formas de Eurocentrismo apresentadas nos jogos.
- Concluir a aula reforçando a importância de analisar criticamente o Eurocentrismo e suas consequências.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação e apresentação do jogo.
- Colaborar com os colegas na criação do jogo.
- Analisar criticamente as diferentes formas de Eurocentrismo apresentadas nos jogos.
- Participar da discussão em grupo sobre o Eurocentrismo.
- Refletir sobre a importância de valorizar e respeitar diferentes culturas e formas de conhecimento.