Aula sobre Eurocentrismo O Que E Isso

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Eurocentrismo é uma visão de mundo que coloca a Europa como o centro do mundo, considerando sua cultura e história como superiores às demais. Essa visão influenciou como a história e a geografia foram ensinadas por muitos anos e ainda pode ser observada em alguns livros didáticos. É importante que os alunos entendam como essa visão foi construída e como ela afeta a maneira como vemos o mundo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema Eurocentrismo, explicando o que é e como ele se manifesta.

  2. Etapa 2 - - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em equipes de 4 a 5 pessoas. Cada equipe irá escolher um líder que será responsável por coordenar o trabalho do grupo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada equipe irá pesquisar sobre um tema relacionado ao Eurocentrismo, como a colonização da América, a escravidão africana, a exploração da Ásia, entre outros. Os alunos deverão buscar informações em livros didáticos, enciclopédias e outros materiais disponíveis na sala de aula.

  4. Etapa 4 - Debate

    As equipes irão se reunir para debater os temas pesquisados. Cada equipe terá um tempo para apresentar suas ideias e argumentos. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários.

  5. Etapa 5 - Elaboração do modelo de avaliação por rubrica

    Cada equipe irá elaborar um modelo de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos colegas durante o debate.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada equipe irá apresentar seu modelo de avaliação por rubrica para a turma.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos irão avaliar o desempenho dos colegas durante o debate, utilizando o modelo de avaliação por rubrica elaborado pelas equipes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos em relação ao Eurocentrismo.
  • Estimular a participação dos alunos em debates e discussões.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates e discussões.
  • Capacidade de argumentação e defesa de ideias.
  • Colaboração com os colegas de equipe.
  • Utilização de argumentos coerentes e embasados em fatos e informações.
  • Capacidade de análise crítica do Eurocentrismo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar os alunos na pesquisa.
  • Coordenar o debate e estimular a participação dos alunos.
  • Explicar como a avaliação será feita e como os critérios serão utilizados.
  • Orientar os alunos na elaboração do modelo de avaliação por rubrica.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante o debate.

Ações do aluno

  • Participar ativamente dos debates e discussões.
  • Pesquisar sobre o tema e buscar informações relevantes.
  • Colaborar com os colegas de equipe.
  • Elaborar um modelo de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos colegas.
  • Avaliar o desempenho dos colegas durante o debate.