Aula sobre Eurocentrismo O Que E Isso

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Eurocentrismo é uma visão de mundo que coloca a Europa como o centro do mundo, considerando sua cultura e história como superiores às demais; ele se manifesta em diferentes áreas, como na história, na literatura, na arte, na ciência, na política, entre outras. Essa visão influenciou como a história e a geografia foram ensinadas por muitos anos e ainda pode ser observada em alguns livros didáticos.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Prepare um texto sobre o tema e o disponibilize para os alunos com antecedência. O texto deve ser claro e objetivo, com exemplos práticos que apoiem os estudos dos alunos.

  2. Etapa 2 - - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir o texto em grupos, compartilhando suas ideias e dúvidas.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

  5. Etapa 5 - Análise crítica

    Os alunos devem analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares. Eles devem utilizar o modelo criado para registrar suas análises.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar suas análises para a turma, utilizando o modelo criado.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios definidos previamente e no modelo criado pelos alunos. Os alunos também devem avaliar a atividade, utilizando o modelo criado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre o eurocentrismo e suas manifestações.
  • Estimular a participação e o debate em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de criação de ferramentas de avaliação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade da análise crítica sobre o eurocentrismo e suas manifestações.
  • Capacidade de criação e utilização do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Preparar um texto claro e objetivo sobre o tema.
  • Estimular a participação e o debate em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios definidos previamente.

Ações do aluno

  • Ler o texto e fazer anotações sobre o que acharam mais interessante e o que não entenderam.
  • Discutir em grupo sobre o texto, compartilhando suas ideias e dúvidas.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs e utilizá-lo como ferramenta de avaliação e análise crítica sobre o tema.