Aula sobre Europa Caracteristicas Gerais

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A Europa é um continente que apresenta uma grande diversidade cultural, histórica e física. É importante conhecer as principais características do continente, bem como sua divisão política e econômica. Utilize mapas, imagens e textos impressos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Europa: características gerais" e faça uma breve contextualização sobre o continente.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Dividida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Definição dos subtópicos

    Cada grupo deverá escolher um subtópico relacionado ao tema, como clima, relevo, economia, cultura, entre outros.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos deverão pesquisar sobre o subtópico escolhido e produzir um material impresso que contenha informações relevantes e imagens ilustrativas.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo fará a apresentação do material produzido, utilizando, por exemplo, cartazes e mapas.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Após as apresentações, cada grupo receberá um modelo de avaliação por pares, onde deverão avaliar os demais grupos conforme os critérios estabelecidos.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    Faça uma discussão final sobre o tema, destacando os principais pontos abordados pelos grupos e incentivando a reflexão sobre a importância da diversidade cultural e geográfica na Europa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Estimular a capacidade de realizar tarefas e cumprir prazos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica e construtiva.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: avaliar a capacidade dos alunos em trabalhar em equipe, distribuir tarefas e cumprir prazos.
  • Construção dos argumentos: avaliar a capacidade dos alunos em apresentar argumentos consistentes e coerentes.
  • Apresentação e comunicação: avaliar a capacidade dos alunos em se expressar de forma clara e objetiva.
  • Desempenho geral: avaliar o desempenho geral do grupo na atividade proposta.

Ações do professor

  • Planejar e organizar a atividade, definindo os critérios de avaliação e os subtópicos a serem pesquisados.
  • Orientar os alunos na pesquisa e produção do material impresso.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os grupos.
  • Mediar a discussão final, incentivando a reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para a pesquisa e produção do material impresso.
  • Apresentar o material de forma clara e objetiva.
  • Avaliar os demais grupos de forma crítica e construtiva.
  • Participar da discussão final, contribuindo com ideias e reflexões sobre o tema.