Aula sobre Europa Caracteristicas Gerais
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A Europa é um continente que apresenta uma grande diversidade cultural, histórica e física. É importante conhecer as principais características do continente, bem como sua divisão política e econômica. Utilize mapas, imagens e textos impressos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Europa: características gerais" e faça uma breve contextualização sobre o continente.Etapa 2 - Formação dos grupos
Dividida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Definição dos subtópicos
Cada grupo deverá escolher um subtópico relacionado ao tema, como clima, relevo, economia, cultura, entre outros.Etapa 4 - Pesquisa
Os grupos deverão pesquisar sobre o subtópico escolhido e produzir um material impresso que contenha informações relevantes e imagens ilustrativas.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo fará a apresentação do material produzido, utilizando, por exemplo, cartazes e mapas.Etapa 6 - Avaliação por pares
Após as apresentações, cada grupo receberá um modelo de avaliação por pares, onde deverão avaliar os demais grupos conforme os critérios estabelecidos.Etapa 7 - Discussão final
Faça uma discussão final sobre o tema, destacando os principais pontos abordados pelos grupos e incentivando a reflexão sobre a importância da diversidade cultural e geográfica na Europa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise dos componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Estimular a capacidade de realizar tarefas e cumprir prazos.
- Desenvolver a capacidade de avaliação crítica e construtiva.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo: avaliar a capacidade dos alunos em trabalhar em equipe, distribuir tarefas e cumprir prazos.
- Construção dos argumentos: avaliar a capacidade dos alunos em apresentar argumentos consistentes e coerentes.
- Apresentação e comunicação: avaliar a capacidade dos alunos em se expressar de forma clara e objetiva.
- Desempenho geral: avaliar o desempenho geral do grupo na atividade proposta.
Ações do professor
- Planejar e organizar a atividade, definindo os critérios de avaliação e os subtópicos a serem pesquisados.
- Orientar os alunos na pesquisa e produção do material impresso.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os grupos.
- Mediar a discussão final, incentivando a reflexão sobre o tema.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe para a pesquisa e produção do material impresso.
- Apresentar o material de forma clara e objetiva.
- Avaliar os demais grupos de forma crítica e construtiva.
- Participar da discussão final, contribuindo com ideias e reflexões sobre o tema.