Aula sobre Europa Caracteristicas Gerais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Europa é um continente que possui uma grande diversidade cultural, histórica e geográfica. É importante compreender as características gerais do continente para entender melhor as diferenças entre os países europeus e como isso influencia sua história e cultura.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a Europa e quais são as suas características gerais. Em seguida, apresente o objetivo da aula e os subtópicos que serão abordados.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Divida a turma em grupos com 4 ou 5 pessoas e entregue uma folha de papel com o mapa de empatia para cada grupo. Os alunos devem preencher cada campo do mapa de empatia com informações sobre a Europa. Oriente-os a pesquisar sobre o continente, pensando em como a Europa é vista e percebida pelos diferentes grupos sociais.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento

    Cada grupo deve apresentar o seu mapa de empatia para a turma. Estimular o debate e a reflexão sobre as diferentes visões e percepções sobre a Europa.

  4. Etapa 4 - Análise dos componentes físico-naturais da Eurásia

    Apresente um mapa-múndi e explique a localização da Eurásia. Em seguida, mostre as características físicas e naturais da Eurásia e como isso influenciou na sua divisão em Europa e Ásia.

  5. Etapa 5 - Determinantes histórico-geográficos da divisão da Eurásia

    Explique como a história e a geografia influenciaram na divisão da Eurásia em Europa e Ásia. Aborde temas como a formação dos Estados nacionais, as guerras e conflitos, as migrações e a influência de outras culturas.

  6. Etapa 6 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos que ilustrem as características gerais da Europa, como a diversidade cultural, a riqueza histórica, a influência da religião, entre outros.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e estimule a reflexão dos alunos sobre a importância de compreender as características gerais da Europa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.
  • Estimular a criatividade e a reflexão.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos abordados na aula.
  • Participação ativa e reflexiva dos grupos.
  • Qualidade do trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Orientar sobre as atividades propostas.
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar as características gerais da Europa.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula.
  • Estimular a reflexão sobre a importância de compreender as diferenças entre os países europeus e como isso influencia sua história e cultura.

Ações do aluno

  • Engajar-se com a proposta e com o grupo.
  • Pesquisar sobre a Europa e preencher o mapa de empatia.
  • Apresentar o mapa de empatia para a turma.
  • Trabalhar em grupo e participar de atividades avaliativas.
  • Refletir sobre a importância de compreender as características gerais da Europa.