Aula sobre Europa Caracteristicas Gerais

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a Europa e se eles conhecem algum país europeu. Após as respostas, explique que a Europa é um continente localizado no hemisfério norte do planeta Terra, formado por 44 países.

  1. Etapa 1 - Introdução ao Estudo de Caso

    Explique o que é um estudo de caso e como ele pode servir para entender melhor um assunto. Em seguida, apresente o caso: "Europa: características gerais".

  2. Etapa 2 - Seleção do conteúdo

    Divida a turma em grupos de até 5 alunos e entregue a cada grupo um cartão com um subtópico sobre a Europa, como, por exemplo, clima, relevo, economia, cultura, entre outros.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos deverão pesquisar sobre o subtópico recebido e preencher um modelo de infográfico entregue previamente. O modelo deverá conter lacunas a serem preenchidas com as informações pesquisadas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo deverá apresentar o infográfico para os demais colegas e discutir sobre as informações apresentadas.

  5. Etapa 5 - Análise do Estudo de caso

    Questione os alunos sobre as informações apresentadas nos infográficos e como elas se relacionam com o tema geral da aula.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Os grupos deverão elaborar uma síntese sobre o tema geral da aula e relacioná-los com os subtópicos pesquisados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o Estudo de Caso e a importância de se entender as características gerais da Europa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Compreender a relação entre os componentes físico-naturais da Eurásia e a divisão em Europa e Ásia.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
  • Qualidade e clareza das informações apresentadas nos infográficos.
  • Coerência e relevância das informações apresentadas na síntese.

Ações do professor

  • Assumir o papel de facilitador e colocar o aluno no centro do processo ensino aprendizagem.
  • Distribuir os cartões com os subtópicos.
  • Orientar e auxiliar os alunos durante a pesquisa e o preenchimento do infográfico.
  • Fazer perguntas para estimular a discussão e análise das informações apresentadas.
  • Fazer a conclusão da aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtópico recebido.
  • Preencher o modelo de infográfico.
  • Apresentar o infográfico para os demais colegas.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Elaborar a síntese sobre o tema geral da aula.