Aula sobre Europa Caracteristicas Gerais
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A Europa é um continente que possui uma grande diversidade cultural, histórica e geográfica, com muitos países e línguas diferentes. Por isso, merece ser estudada com profundidade. A partir dessas informações, vamos complementar a aprendizagem com um jogo sobre esse continente.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia de gamificação que será utilizada, na qual eles irão criar um mapa de registro de um jogo sobre a Europa. Em seguida, eles serão divididos em grupos com até 5 pessoas para criar o mapa de registro do jogo.Etapa 2 - Definição do objetivo do jogo
Cada grupo irá definir qual será o objetivo do jogo que eles irão criar. Por exemplo, conhecer as características gerais da Europa.Etapa 3 - Desafios do jogo
Criar os desafios que os jogadores terão que enfrentar para alcançar o objetivo. Por exemplo, responder perguntas sobre os países da Europa.Etapa 4 - Definição dos níveis
Definir quantos níveis o jogo terá e o que será necessário para avançar de um nível para outro. Por exemplo, acertar 80% das perguntas para avançar para o próximo nível.Etapa 5 - Esquema de recompensas
Definir como os jogadores serão recompensados por completar desafios e avançar de níveis. Por exemplo, ganhar pontos que poderão ser trocados por prêmios como cine pipoca, ponto na média final, etc.Etapa 6 - Informações para o consumidor final
Criar um texto explicando como jogar o jogo e quais são as regras. Este texto será utilizado para apresentar o jogo para os colegas.Etapa 7 - Finalização
Cada grupo irá apresentar o seu mapa de registro para a turma e explicar como o jogo funciona.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise dos componentes culturais, históricos e geográficos da Europa.
- Estimular o trabalho em equipe e a criatividade.
- Desenvolver habilidades como a aprendizagem lúdica, capacidade de simulação e definição de estratégias
- Desenvolver a capacidade de comunicação.
Critérios de avaliação
- Coerência do objetivo do jogo com o tema da aula.
- Originalidade dos desafios propostos pelos alunos.
- Clareza e objetividade das informações para o consumidor final.
- Participação e colaboração durante a criação do jogo.
- Qualidade da apresentação do mapa de registro.
Ações do professor
- Explicar a metodologia de gamificação e dar suporte aos alunos durante a criação do jogo.
- Estimular a participação e colaboração dos alunos.
- Orientar os grupos na definição do objetivo, desafios, níveis e esquema de recompensas.
- Avaliar os trabalhos produzidos.
- Fazer uma avaliação final da aula e dar feedbacks aos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe para criar o mapa de registro do jogo.
- Definir o objetivo, desafios, níveis e esquema de recompensas do jogo.
- Criar um texto explicando como jogar o jogo e quais são as regras.
- Apresentar o mapa de registro e o jogo para a turma.
- Participar ativamente da aula e colaborar com os colegas.