Aula sobre Europa Caracteristicas Gerais

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Europa é um continente que possui uma grande diversidade cultural, histórica e geográfica, com muitos países e línguas diferentes. Por isso, merece ser estudada com profundidade. A partir dessas informações, vamos complementar a aprendizagem com um jogo sobre esse continente.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia de gamificação que será utilizada, na qual eles irão criar um mapa de registro de um jogo sobre a Europa. Em seguida, eles serão divididos em grupos com até 5 pessoas para criar o mapa de registro do jogo.

  2. Etapa 2 - Definição do objetivo do jogo

    Cada grupo irá definir qual será o objetivo do jogo que eles irão criar. Por exemplo, conhecer as características gerais da Europa.

  3. Etapa 3 - Desafios do jogo

    Criar os desafios que os jogadores terão que enfrentar para alcançar o objetivo. Por exemplo, responder perguntas sobre os países da Europa.

  4. Etapa 4 - Definição dos níveis

    Definir quantos níveis o jogo terá e o que será necessário para avançar de um nível para outro. Por exemplo, acertar 80% das perguntas para avançar para o próximo nível.

  5. Etapa 5 - Esquema de recompensas

    Definir como os jogadores serão recompensados por completar desafios e avançar de níveis. Por exemplo, ganhar pontos que poderão ser trocados por prêmios como cine pipoca, ponto na média final, etc.

  6. Etapa 6 - Informações para o consumidor final

    Criar um texto explicando como jogar o jogo e quais são as regras. Este texto será utilizado para apresentar o jogo para os colegas.

  7. Etapa 7 - Finalização

    Cada grupo irá apresentar o seu mapa de registro para a turma e explicar como o jogo funciona.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos componentes culturais, históricos e geográficos da Europa.
  • Estimular o trabalho em equipe e a criatividade.
  • Desenvolver habilidades como a aprendizagem lúdica, capacidade de simulação e definição de estratégias
  • Desenvolver a capacidade de comunicação.

Critérios de avaliação

  • Coerência do objetivo do jogo com o tema da aula.
  • Originalidade dos desafios propostos pelos alunos.
  • Clareza e objetividade das informações para o consumidor final.
  • Participação e colaboração durante a criação do jogo.
  • Qualidade da apresentação do mapa de registro.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia de gamificação e dar suporte aos alunos durante a criação do jogo.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos.
  • Orientar os grupos na definição do objetivo, desafios, níveis e esquema de recompensas.
  • Avaliar os trabalhos produzidos.
  • Fazer uma avaliação final da aula e dar feedbacks aos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para criar o mapa de registro do jogo.
  • Definir o objetivo, desafios, níveis e esquema de recompensas do jogo.
  • Criar um texto explicando como jogar o jogo e quais são as regras.
  • Apresentar o mapa de registro e o jogo para a turma.
  • Participar ativamente da aula e colaborar com os colegas.