Aula sobre Europa Caracteristicas Gerais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Europa é um dos continentes mais importantes do mundo, tanto em termos históricos quanto econômicos e culturais. Seus países possuem uma grande diversidade de características, como línguas, religiões, climas, relevo, entre outros. E, por esse motivo, merece ser estudada com profundidade, compreendendo como os componentes físico-naturais e histórico-geográficos influenciam sua divisão em Europa e Ásia.

  1. Etapa 1 - Sala de aula invertida

    Oriente os alunos a pesquisarem previamente sobre a Europa, suas características gerais e sua divisão em Europa e Ásia. Indique fontes confiáveis para a pesquisa, como livros didáticos e sites de instituições governamentais.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Na sala de aula os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos resultados da pesquisa

    Cada aluno deverá apresentar os resultados da sua pesquisa sobre a Europa, destacando as características gerais e a divisão em Europa e Ásia. Utilize um mapa-múndi para localizar a Europa e mostrar a sua posição em relação aos outros continentes.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Divida a turma em grupos de até 5 pessoas. Eles deverão discutir as características gerais da Europa e como elas influenciaram a sua divisão em Europa e Ásia. Para isso, forneça alguns questionamentos para orientar o debate, como: quais são os principais rios da Europa? Como o clima influencia a economia dos países europeus? Qual é a relação entre a religião e a cultura na Europa?

  5. Etapa 5 - Apresentação das conclusões

    Cada grupo apresentará as conclusões do seu debate, destacando as principais características gerais da Europa.

  6. Etapa 6 - Trabalho individual

    Cada aluno deverá produzir um texto sobre as características gerais da Europa e como elas influenciaram a sua divisão em Europa e Ásia. Para isso, forneça um roteiro para orientar a produção do texto, como: introdução (apresentação do tema), características físicas e naturais da Europa, características histórico-geográficas da Europa, divisão da Europa em Europa e Ásia, conclusão (síntese das principais ideias).

  7. Etapa 7 - Socialização dos textos

    Socializar os seus textos com a turma, destacando as principais ideias e conclusões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de produção textual.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades em sala de aula.
  • Qualidade da pesquisa e da apresentação dos resultados.
  • Qualidade da produção textual.
  • Coerência e clareza das ideias apresentadas.

Ações do professor

  • Orientar a pesquisa dos alunos.
  • Escolher o material que será enviado previamente para os alunos.
  • Fornecer um roteiro para orientar a produção textual.
  • Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as atividades dos alunos.
  • Estimular a participação de todos os alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Acessar o material de estudos prévios.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Produzir um texto sobre as características gerais da Europa e como elas influenciaram a sua divisão em Europa e Ásia.
  • Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as atividades.
  • Respeitar as opiniões dos colegas durante as atividades em sala de aula.