Aula sobre Europeus E Os Indios No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A chegada dos europeus ao Brasil em 1500 trouxe mudanças significativas para os povos indígenas que aqui viviam. A partir desse momento, houve o início da colonização do país, que teve como consequência a exploração dos recursos naturais e a escravização dos indígenas e dos africanos trazidos como mão de obra. Nesta aula, os alunos serão desafiados a analisar criticamente como a hegemonia europeia foi exercida no Brasil e refletir sobre as consequências desse processo para a formação da sociedade brasileira.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Inicie a aula com a seguinte questão para a turma: "Como a chegada dos europeus ao Brasil impactou a vida dos povos indígenas que aqui viviam?".

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 6 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos deverão pesquisar sobre o tema e criar uma lista de possíveis respostas para a questão apresentada.

  4. Etapa 4 - Criação do Diário de Bordo

    Cada grupo deve criar um modelo de Diário de Bordo, onde as informações obtidas serão anotadas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Resultados

    Cada grupo deve apresentar o seu diário de bordo e discutir as soluções encontradas para o problema escolhido.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    O professor irá sistematizar as reflexões e conclusões da turma.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a hegemonia europeia em diferentes contextos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa.
  • Promover o debate e a reflexão coletiva sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e nas discussões em grupo.
  • Qualidade da apresentação e clareza na exposição das ideias.
  • Utilização adequada do modelo do Diário de Bordo.

Ações do professor

  • Apresentar a questão-problema para a turma
  • Fornecer orientações claras sobre a atividade e os objetivos a serem alcançados.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e apresentações.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedback construtivo.
  • Promover o debate e a sistematização das reflexões da turma.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com os demais membros.
  • Realizar a pesquisa de forma responsável e dedicada.
  • Criar um modelo adequado de Diário de Bordo.
  • Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.
  • Utilizar sua autonomia e criatividade.