Aula sobre Europeus E Os Indios No Brasil
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Para esta aula, é importante que os alunos compreendam o contexto histórico do Brasil no período da chegada dos europeus e a relação com os povos indígenas que já habitavam o território. Explique sobre as diferentes culturas e tradições dos povos indígenas, bem como a diversidade das tribos e suas línguas. Além disso, é importante destacar a influência europeia na cultura brasileira atual.
Etapa 1 - Introdução
Contextualizar e apresentar dados e informações relevantes sobre o assunto.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo deverá escolher um problema relacionado ao tema para desenvolver no diário de bordo.Etapa 3 - Geração de alternativas
Os grupos deverão pesquisar e discutir possíveis soluções para o problema escolhido.Etapa 4 - Diário de bordo
Os alunos deverão criar um diário de bordo em forma de livro, utilizando papel, lápis, canetas coloridas, cola e outros materiais disponíveis.Etapa 5 - Solução
Cada grupo deverá escolher a melhor solução para o problema e apresentá-la em forma de texto no diário de bordo.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o problema escolhido, as alternativas geradas e a solução escolhida.Etapa 7 - Avaliação
Ao final da aula, avalie os diários de bordo dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise crítica sobre a hegemonia europeia no Brasil.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Promover a reflexão sobre a diversidade cultural brasileira.
Critérios de avaliação
- Coerência entre o problema escolhido e a solução apresentada.
- Qualidade do conteúdo apresentado no diário de bordo.
- Participação e colaboração do grupo na atividade.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha dos problemas relacionados ao tema.
- Auxiliar os grupos na pesquisa e discussão das alternativas.
- Avaliar os diários de bordo dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e discutir em grupo as alternativas para o problema escolhido.
- Criar o diário de bordo em grupo.
- Apresentar o diário de bordo para a turma.