Aula sobre Europeus E Os Indios No Brasil

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Para esta aula, é importante que os alunos compreendam o contexto histórico do Brasil no período da chegada dos europeus e a relação com os povos indígenas que já habitavam o território. Explique sobre as diferentes culturas e tradições dos povos indígenas, bem como a diversidade das tribos e suas línguas. Além disso, é importante destacar a influência europeia na cultura brasileira atual.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Contextualizar e apresentar dados e informações relevantes sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo deverá escolher um problema relacionado ao tema para desenvolver no diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os grupos deverão pesquisar e discutir possíveis soluções para o problema escolhido.

  4. Etapa 4 - Diário de bordo

    Os alunos deverão criar um diário de bordo em forma de livro, utilizando papel, lápis, canetas coloridas, cola e outros materiais disponíveis.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo deverá escolher a melhor solução para o problema e apresentá-la em forma de texto no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o problema escolhido, as alternativas geradas e a solução escolhida.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Ao final da aula, avalie os diários de bordo dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise crítica sobre a hegemonia europeia no Brasil.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão sobre a diversidade cultural brasileira.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre o problema escolhido e a solução apresentada.
  • Qualidade do conteúdo apresentado no diário de bordo.
  • Participação e colaboração do grupo na atividade.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos problemas relacionados ao tema.
  • Auxiliar os grupos na pesquisa e discussão das alternativas.
  • Avaliar os diários de bordo dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir em grupo as alternativas para o problema escolhido.
  • Criar o diário de bordo em grupo.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma.