Aula sobre Europeus E Os Indios No Brasil

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Essa aula pretende analisar criticamente a forma como a hegemonia europeia foi exercida no Brasil e como isso impactou a cultura e a sociedade indígena. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, que ajudará os alunos a desenvolverem habilidades de análise crítica e criatividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Contextualize o tema e apresente o desafio aos alunos, que é criar um modelo de Design Sprint para analisar criticamente a hegemonia europeia exercida no Brasil.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos farão anotações sobre o que já sabem sobre o assunto, quais são as suas dúvidas e questionamentos.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um mapa conceitual com as informações coletadas e discutir quais são os pontos mais importantes a serem abordados.

  5. Etapa 5 - Apresentar

    Os grupos apresentarão o seu modelo de Design Sprint para a turma e receberão feedbacks dos colegas e do professor.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e estimule a reflexão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliar

    Avalie a participação dos alunos na atividade e o seu entendimento sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise crítica e criatividade.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Fomentar a colaboração entre os alunos e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Compreensão do tema abordado.
  • Criatividade e originalidade na construção do modelo de Design Sprint.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar o desafio aos alunos.
  • Orientar e guiar os alunos durante a atividade.
  • Avaliar a participação dos alunos e o seu entendimento sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Contribuir com ideias e sugestões durante as atividades.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas na construção do modelo de Design Sprint.