Aula sobre Europeus E Os Indios No Brasil

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A chegada dos europeus no Brasil foi um marco histórico que mudou a vida dos povos indígenas que já habitavam o território. A partir disso, houve um choque cultural que gerou conflitos, exploração e dominação por parte dos europeus. O objetivo desta aula é analisar criticamente como a hegemonia europeia foi exercida no Brasil, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando a atividade que será realizada. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Definição das regras e mecânica do jogo

    Os grupos devem definir as regras e mecânicas do jogo, como o número de jogadores, o uso do dado, as ações que serão realizadas, entre outros.

  4. Etapa 4 - Criação do tabuleiro

    Os grupos devem criar o tabuleiro do jogo. Para isso utilize materiais como papel, lápis de cor, canetas, entre outros.

  5. Etapa 5 - Criação dos cartões de perguntas e ações

    Os grupos devem criar os cartões de perguntas e ações que serão utilizados no jogo. As perguntas devem estar relacionadas com o tema da aula e as ações devem ser desafiadoras e envolventes.

  6. Etapa 6 - Hora do jogo

    Cada grupo deve testar o jogo criado pelos outros grupos e avaliar a jogabilidade, a diversão e o aprendizado.

  7. Etapa 7 - Discussão e reflexão final

    Promova uma discussão e reflexão sobre o tema da aula, analisando criticamente como a hegemonia europeia foi exercida no Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Promover o aprendizado lúdico e significativo.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Coerência entre o objetivo do jogo e o tema da aula.
  • Clareza nas regras e mecânicas do jogo.
  • Qualidade das perguntas e ações criadas.
  • Participação e envolvimento dos alunos na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a atividade.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Orientar e auxiliar os grupos durante a atividade.
  • Promover a discussão e reflexão final sobre o tema.

Ações do aluno

  • Definir o objetivo do jogo.
  • Criar as regras e mecânicas do jogo.
  • Criar o tabuleiro e os cartões de perguntas e ações.
  • Testar o jogo criado pelos outros grupos.
  • Participar da discussão e reflexão final sobre o tema.