Aula sobre Europeus E Os Indios No Brasil
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "Europeus e os índios no Brasil" é um assunto importante para entendermos a história do Brasil e as relações entre diferentes culturas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam analisar criticamente como a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares. Para isso, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica no debate, que será conduzido pelo professor.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e os objetivos que serão trabalhados. É importante que os alunos entendam a importância da história do Brasil e as relações entre diferentes culturas.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Explique como será desenvolvida a metodologia de debate crítico e esclareça todas as dúvidas que surgirem a respeito.
Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos devem se reunir separadamente para preparar seus argumentos e evidências para o debate.O grupo defensor irá pesquisar sobre a influência europeia no Brasil, o grupo opositor irá pesquisar sobre os impactos negativos dessa influência, a banca julgadora irá pesquisar sobre a história do colonialismo e o grupo de observadores irá pesquisar sobre outras culturas que foram afetadas pelo colonialismo.
Etapa 4 - Debate
Conduza o debate estabelecendo o tempo necessário para que os alunos exponham seus argumentos, é importante que esse movimento seja realizado na mesma aula. Os grupos deverão apresentar seus argumentos e refutar os argumentos dos outros grupos. A banca julgadora irá avaliar a qualidade dos argumentos e a coerência com o tema proposto.Etapa 5 - Discussão entre os grupos
Após o debate, conduza uma discussão em sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas opiniões e reflexões sobre o tema. É importante estimular os alunos a pensar e analisar criticamente como a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, exercendo influência cultural em diferentes tempos e lugares.Etapa 6 - Sistematização
Promova uma sistematização a partir dos principais pontos abordados nesta aula, questione os alunos para que eles participem deste momento. Para melhor compreensão, utilize a lousa ou flip-chart.Etapa 7 - Avaliação
Finalize essa aula promovendo uma autoavaliação com a turma. Estimule-os a relatar a experiência a partir da metodologia utilizada, bem como o aprendizado adquirido.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar criticamente a hegemonia europeia exercida em várias regiões do planeta
- Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos
- Promover o desenvolvimento da habilidade de argumentação e debate
Critérios de avaliação
- Coerência com o tema proposto
- Qualidade dos argumentos apresentados
- Participação ativa e colaborativa dos alunos
- Refutação dos argumentos dos outros grupos
- Respeito às opiniões dos colegas e à diversidade cultural
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a metodologia MDC
- Distribuir o roteiro de debate e orientar os alunos durante a pesquisa
- Conduzir o debate e avaliar a qualidade dos argumentos
- Propor uma atividade de síntese para os alunos
- Conduzir a reflexão sobre o debate e estimular a participação dos alunos
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema e preparar seus argumentos
- Apresentar seus argumentos e refutar os argumentos dos outros grupos
- Participar ativamente do debate e colaborar com os colegas de grupo
- Respeitar as opiniões dos colegas e a diversidade cultural
- Realizar a atividade de síntese proposta pelo professor.