Aula sobre Europeus E Os Indios No Brasil

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Europeus e os índios no Brasil" é um assunto importante para entendermos a história do Brasil e as relações entre diferentes culturas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam analisar criticamente como a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares. Para isso, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica no debate, que será conduzido pelo professor.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e os objetivos que serão trabalhados. É importante que os alunos entendam a importância da história do Brasil e as relações entre diferentes culturas.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

    Explique como será desenvolvida a metodologia de debate crítico e esclareça todas as dúvidas que surgirem a respeito.


  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos devem se reunir separadamente para preparar seus argumentos e evidências para o debate.

    O grupo defensor irá pesquisar sobre a influência europeia no Brasil, o grupo opositor irá pesquisar sobre os impactos negativos dessa influência, a banca julgadora irá pesquisar sobre a história do colonialismo e o grupo de observadores irá pesquisar sobre outras culturas que foram afetadas pelo colonialismo.


  4. Etapa 4 - Debate

    Conduza o debate estabelecendo o tempo necessário para que os alunos exponham seus argumentos, é importante que esse movimento seja realizado na mesma aula. Os grupos deverão apresentar seus argumentos e refutar os argumentos dos outros grupos. A banca julgadora irá avaliar a qualidade dos argumentos e a coerência com o tema proposto.

  5. Etapa 5 - Discussão entre os grupos

    Após o debate, conduza uma discussão em sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas opiniões e reflexões sobre o tema. É importante estimular os alunos a pensar e analisar criticamente como a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, exercendo influência cultural em diferentes tempos e lugares.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Promova uma sistematização a partir dos principais pontos abordados nesta aula, questione os alunos para que eles participem deste momento. Para melhor compreensão, utilize a lousa ou flip-chart.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Finalize essa aula promovendo uma autoavaliação com a turma. Estimule-os a relatar a experiência a partir da metodologia utilizada, bem como o aprendizado adquirido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar criticamente a hegemonia europeia exercida em várias regiões do planeta
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos
  • Promover o desenvolvimento da habilidade de argumentação e debate

Critérios de avaliação

  • Coerência com o tema proposto
  • Qualidade dos argumentos apresentados
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos
  • Refutação dos argumentos dos outros grupos
  • Respeito às opiniões dos colegas e à diversidade cultural

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia MDC
  • Distribuir o roteiro de debate e orientar os alunos durante a pesquisa
  • Conduzir o debate e avaliar a qualidade dos argumentos
  • Propor uma atividade de síntese para os alunos
  • Conduzir a reflexão sobre o debate e estimular a participação dos alunos

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e preparar seus argumentos
  • Apresentar seus argumentos e refutar os argumentos dos outros grupos
  • Participar ativamente do debate e colaborar com os colegas de grupo
  • Respeitar as opiniões dos colegas e a diversidade cultural
  • Realizar a atividade de síntese proposta pelo professor.