Aula sobre Europeus E Os Indios No Brasil
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A chegada dos europeus ao Brasil e o contato com as populações indígenas foram eventos marcantes na história do país. Esse contato resultou em conflitos, mortes, escravidão e mudanças culturais significativas. Nesta aula, vamos analisar criticamente como a hegemonia europeia foi exercida sobre os indígenas no Brasil.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando o objetivo da atividade.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 6 pessoas e recebem como tarefa a leitura de um texto sobre o contato entre europeus e índios no Brasil.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo recebe um subtema para pesquisar e apresentar para a turma. Os subtemas podem ser: a escravidão indígena, a catequização, as doenças europeias e o impacto ambiental.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Em grupos, os alunos discutem as anotações e criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo apresenta sua Dinâmica dos 3 Qs para a turma e o professor faz uma discussão coletiva sobre as diferentes perspectivas apresentadas.Etapa 6 - Síntese
Os alunos devem fazer uma síntese, relacionando as ideias centrais do tema da aula com as pesquisas realizadas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema da aula e avalie a qualidade da síntese elaborada pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a hegemonia europeia sobre os indígenas no Brasil.
- Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de apresentação oral.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade da pesquisa e da apresentação.
- Utilização adequada da Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar o objetivo da atividade.
- Escolher o material que será enviado previamente para os alunos.
- Orientar os alunos na criação da Dinâmica dos 3 Qs.
- Dividir a turma em grupos e orientar na pesquisa e preparação das apresentações.
Ações do aluno
- Ler o texto indicado e fazer anotações.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Preparar a pesquisa e a apresentação.
- Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as atividades.