Aula sobre Europeus E Os Indios No Brasil

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A chegada dos europeus ao Brasil e o contato com as populações indígenas foram eventos marcantes na história do país. Esse contato resultou em conflitos, mortes, escravidão e mudanças culturais significativas. Nesta aula, vamos analisar criticamente como a hegemonia europeia foi exercida sobre os indígenas no Brasil.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando o objetivo da atividade.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 6 pessoas e recebem como tarefa a leitura de um texto sobre o contato entre europeus e índios no Brasil.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo recebe um subtema para pesquisar e apresentar para a turma. Os subtemas podem ser: a escravidão indígena, a catequização, as doenças europeias e o impacto ambiental.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Em grupos, os alunos discutem as anotações e criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresenta sua Dinâmica dos 3 Qs para a turma e o professor faz uma discussão coletiva sobre as diferentes perspectivas apresentadas.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Os alunos devem fazer uma síntese, relacionando as ideias centrais do tema da aula com as pesquisas realizadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema da aula e avalie a qualidade da síntese elaborada pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a hegemonia europeia sobre os indígenas no Brasil.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade da pesquisa e da apresentação.
  • Utilização adequada da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar o objetivo da atividade.
  • Escolher o material que será enviado previamente para os alunos.
  • Orientar os alunos na criação da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Dividir a turma em grupos e orientar na pesquisa e preparação das apresentações.

Ações do aluno

  • Ler o texto indicado e fazer anotações.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Preparar a pesquisa e a apresentação.
  • Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as atividades.