Aula sobre Evolucao Do Ser Humano

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A evolução do ser humano é um tema fascinante e importante para entendermos a nossa própria história. Através da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, os alunos serão desafiados a criar um diário de bordo, onde irão identificar problemas, gerar alternativas e soluções relacionadas à evolução do ser humano. Para contextualizar o tema, você pode utilizar exemplos práticos, como a descoberta de fósseis de hominídeos, a análise de DNA e a comparação entre diferentes espécies de primatas. É importante ressaltar que a metodologia ativa permite que os alunos sejam protagonistas do seu próprio aprendizado, tornando a aula mais envolvente e significativa.

Aprendizagem baseada em problemas


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Evolução do ser humano" e explique como a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão um caderno para criar o diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá identificar um problema relacionado à evolução do ser humano, como por exemplo: "Como os hominídeos se adaptaram ao ambiente?", "Qual foi o papel da alimentação na evolução do ser humano?" ou "Como a linguagem se desenvolveu ao longo do tempo?". Você deverá auxiliar os alunos na escolha do problema e na formulação de perguntas.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá gerar alternativas para solucionar o problema identificado. Os alunos podem utilizar livros, artigos e sites para buscar informações e ideias.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa e apresentar a solução para o problema identificado.Estimule a discussão e o debate entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deverá apresentar o seu diário de bordo para a turma, explicando o problema identificado, as alternativas geradas e a solução escolhida.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Você irá conduzir uma reflexão sobre o processo de aprendizagem e a importância da metodologia ativa na construção do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar hipóteses científicas sobre a evolução do ser humano.
  • Analisar os significados dos mitos de fundação relacionados à evolução do ser humano.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema relacionado à evolução do ser humano.
  • Geração de alternativas criativas e fundamentadas em informações.
  • Escolha de uma solução coerente e bem justificada.
  • Apresentação clara e objetiva do diário de bordo.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante todo o processo.

Ações do professor

  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Auxiliar na escolha do problema e na formulação de perguntas.
  • Estimular a busca por informações e ideias.
  • Conduzir a reflexão sobre o processo de aprendizagem.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e objetiva.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado à evolução do ser humano.
  • Gerar alternativas criativas e fundamentadas em informações.
  • Escolher uma solução coerente e bem justificada.
  • Criar um diário de bordo claro e objetivo.
  • Participar ativamente e colaborativamente durante todo o processo.