Aula sobre Evolucao Do Ser Humano

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A evolução do ser humano é um tema fascinante e importante para entendermos a nossa própria história e origem. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia, que nos ajudará a entender melhor como as pessoas pensam, sentem, falam, fazem e veem o mundo ao nosso redor. Vamos explorar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade, bem como analisar os significados dos mitos de fundação.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você irá apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Design Thinking. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Cada grupo irá criar um mapa de empatia sobre um personagem histórico relacionado à evolução do ser humano. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as escolhas feitas em cada campo.

  4. Etapa 4 - Discussão sobre as hipóteses científicas

    Apresente as principais hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a discutir as diferentes teorias.

  5. Etapa 5 - Análise dos mitos de fundação

    Os alunos irão analisar os mitos de fundação de diferentes culturas e sociedades, buscando entender os significados por trás dessas histórias.

  6. Etapa 6 - Síntese e conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e os alunos serão incentivados a fazer uma reflexão sobre o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade.
  • Analisar os significados dos mitos de fundação de diferentes culturas e sociedades.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões e atividades propostas.
  • Qualidade e clareza na apresentação do mapa de empatia.
  • Capacidade de análise crítica das hipóteses científicas e dos mitos de fundação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Design Thinking.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e atividades propostas.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos na aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre um personagem histórico relacionado à evolução do ser humano.
  • Participar ativamente das discussões e atividades propostas.
  • Fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula.