Aula sobre Evolucao Do Ser Humano
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A evolução do ser humano é um tema fascinante e muito importante para entendermos a nossa história e a nossa origem. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, podemos apresentar exemplos de como a evolução do ser humano pode ser vista em nosso cotidiano, como na tecnologia, na medicina e na arqueologia.
Ensino Híbrido
Etapa 1 - Check-in
Apresente o tema e explique a metodologia que será utilizada na aula. Os alunos devem criar o template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.Etapa 2 - Contextualização
Apresente a história da evolução do ser humano, desde os primeiros hominídeos até o Homo sapiens. Os alunos devem registrar as informações no template.Etapa 3 - Hipóteses científicas
Você deve apresentar as principais hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade. Os alunos devem registrar as informações no template.Etapa 4 - Mitos de fundação
Fale sobre os mitos de fundação de diferentes culturas e como eles se relacionam com a evolução do ser humano. Os alunos devem registrar as informações no template.Etapa 5 - Análise dos significados
Os alunos devem analisar os significados dos mitos de fundação e como eles se relacionam com as hipóteses científicas apresentadas. Eles devem registrar suas análises no template.Etapa 6 - Check-out
Os alunos devem compartilhar suas análises com a turma e fazer o Check-out no template de registro de aprendizagem.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e forneça feedbacks individuais.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade.
- Analisar os significados dos mitos de fundação e sua relação com a evolução do ser humano.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Registro correto das informações no template de registro de aprendizagem.
- Análise crítica e reflexiva dos mitos de fundação e das hipóteses científicas apresentadas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia utilizada na aula.
- Contextualizar o assunto e apresentar as informações necessárias.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
- Fornecer feedbacks individuais aos alunos.
Ações do aluno
- Criar o template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
- Registrar as informações apresentadas por você no template.
- Analisar os significados dos mitos de fundação e sua relação com a evolução do ser humano.
- Compartilhar suas análises com a turma.
- Fazer o Check-out no template de registro de aprendizagem.