Aula sobre Evolucao Do Ser Humano

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A evolução do ser humano é um tema fascinante e muito importante para entendermos a nossa história e a nossa origem. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, podemos apresentar exemplos de como a evolução do ser humano pode ser vista em nosso cotidiano, como na tecnologia, na medicina e na arqueologia.

Ensino Híbrido


  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema e explique a metodologia que será utilizada na aula. Os alunos devem criar o template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente a história da evolução do ser humano, desde os primeiros hominídeos até o Homo sapiens. Os alunos devem registrar as informações no template.

  3. Etapa 3 - Hipóteses científicas

    Você deve apresentar as principais hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade. Os alunos devem registrar as informações no template.

  4. Etapa 4 - Mitos de fundação

    Fale sobre os mitos de fundação de diferentes culturas e como eles se relacionam com a evolução do ser humano. Os alunos devem registrar as informações no template.

  5. Etapa 5 - Análise dos significados

    Os alunos devem analisar os significados dos mitos de fundação e como eles se relacionam com as hipóteses científicas apresentadas. Eles devem registrar suas análises no template.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos devem compartilhar suas análises com a turma e fazer o Check-out no template de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e forneça feedbacks individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade.
  • Analisar os significados dos mitos de fundação e sua relação com a evolução do ser humano.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do template de registro de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Registro correto das informações no template de registro de aprendizagem.
  • Análise crítica e reflexiva dos mitos de fundação e das hipóteses científicas apresentadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia utilizada na aula.
  • Contextualizar o assunto e apresentar as informações necessárias.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
  • Fornecer feedbacks individuais aos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
  • Registrar as informações apresentadas por você no template.
  • Analisar os significados dos mitos de fundação e sua relação com a evolução do ser humano.
  • Compartilhar suas análises com a turma.
  • Fazer o Check-out no template de registro de aprendizagem.