Aula sobre Evolucao Do Ser Humano

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A evolução do ser humano é um tema fascinante e muito importante para entendermos a nossa própria história. Através da ciência, podemos entender como a espécie humana surgiu e se desenvolveu ao longo do tempo. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam criar e desenvolver atividades relacionadas ao tema. Através dessa metodologia, os alunos terão a oportunidade de trabalhar em grupo, desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica, além de aprender de forma mais dinâmica e divertida.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, apresentando os principais conceitos e teorias sobre a evolução do ser humano. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão as estações. Você deverá preparar o material para os alunos pesquisarem nas estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Linha do tempo

    Nesta estação, os alunos deverão criar uma linha do tempo sobre a evolução do ser humano, destacando os principais marcos e descobertas científicas. Eles poderão utilizar materiais como revistas, jornais, livros e internet para realizar a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Mitos de fundação

    Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre os mitos de fundação de diferentes culturas e civilizações, relacionando-os com a evolução do ser humano. Eles poderão criar uma apresentação em slides ou um vídeo para compartilhar com os demais grupos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Fósseis e descobertas

    Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre os principais fósseis e descobertas arqueológicas relacionadas à evolução do ser humano. Eles poderão criar um mural ou uma maquete para apresentar aos demais grupos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Ao final das estações, os grupos se reunirão para discutir e compartilhar as atividades realizadas. Você poderá mediar a discussão e fazer perguntas para estimular a reflexão e a análise crítica dos alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você fará uma breve conclusão sobre o tema, destacando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando e aprendendo sobre a evolução do ser humano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos
  • Promover a aprendizagem de forma dinâmica e divertida
  • Incentivar a reflexão sobre a importância da ciência e da história para a compreensão da nossa própria existência

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas
  • Qualidade e criatividade das atividades desenvolvidas pelos grupos
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema
  • Cooperação e colaboração com os demais membros do grupo
  • Domínio dos conceitos e teorias relacionados à evolução do ser humano

Ações do professor

  • Mediar a discussão e a troca de ideias entre os grupos
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas
  • Fornecer materiais e recursos para a realização das atividades
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise crítica dos conteúdos
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão e a análise crítica dos alunos

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os demais membros
  • Realizar pesquisas e análises críticas dos conteúdos
  • Criar atividades criativas e de qualidade para apresentar aos demais grupos
  • Refletir sobre a importância da ciência e da história para a compreensão da nossa própria existência.