Aula sobre Evolucao Do Ser Humano
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A evolução do ser humano é um tema fascinante e muito importante para entendermos a nossa própria história. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão a oportunidade de criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, podemos apresentar exemplos de como a evolução do ser humano pode ser encontrada em nosso cotidiano, como na tecnologia, na medicina e na antropologia.
Sala de aula invertida
Etapa 1 - Introdução
Você deve apresentar o tema e explicar a metodologia que será utilizada na aula. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a expressar suas dúvidas.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre a evolução do ser humano e suas hipóteses científicas. Você pode disponibilizar materiais de apoio, como livros, artigos e vídeos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as hipóteses científicas sobre a evolução do ser humano e suas historicidades. Você deve incentivar a participação de todos os alunos e mediar a discussão.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Você deve orientar os alunos na criação do template.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Os grupos devem apresentar seus templates para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e mediar a discussão.Etapa 6 - Conclusão
Você deve fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a expressar suas dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade.
- Analisar os significados dos mitos de fundação.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
- Criatividade e qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Clareza e objetividade na apresentação do template.
Ações do professor
- Mediar a discussão em grupo.
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a evolução do ser humano e suas hipóteses científicas.
- Discutir em grupo as hipóteses científicas sobre a evolução do ser humano e suas historicidades.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.