Aula sobre Evolucao Do Ser Humano

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A evolução do ser humano é um tema fascinante e muito importante para entendermos a nossa própria história. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão a oportunidade de criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, podemos apresentar exemplos de como a evolução do ser humano pode ser encontrada em nosso cotidiano, como na tecnologia, na medicina e na antropologia.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você deve apresentar o tema e explicar a metodologia que será utilizada na aula. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a expressar suas dúvidas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre a evolução do ser humano e suas hipóteses científicas. Você pode disponibilizar materiais de apoio, como livros, artigos e vídeos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as hipóteses científicas sobre a evolução do ser humano e suas historicidades. Você deve incentivar a participação de todos os alunos e mediar a discussão.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Você deve orientar os alunos na criação do template.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Os grupos devem apresentar seus templates para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e mediar a discussão.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você deve fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a expressar suas dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade.
  • Analisar os significados dos mitos de fundação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Criatividade e qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Clareza e objetividade na apresentação do template.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a evolução do ser humano e suas hipóteses científicas.
  • Discutir em grupo as hipóteses científicas sobre a evolução do ser humano e suas historicidades.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.