Aula sobre Evolucao Dos Transportes

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A evolução dos transportes é um tema muito importante para entendermos como a sociedade se desenvolveu ao longo do tempo. Desde a pré-história até os dias atuais, os transportes foram fundamentais para o deslocamento de pessoas e mercadorias. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint para desenvolver um template com 5 etapas que nos ajudará a entender como os transportes evoluíram e como eles influenciaram a configuração do território brasileiro. Para isso, vamos utilizar exemplos práticos e didáticos para que os estudantes possam compreender melhor o tema.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos os principais tipos de transportes utilizados ao longo da história, desde a pré-história até os dias atuais. Destaque a importância de cada tipo de transporte e como eles foram evoluindo com o passar do tempo.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem fazer um esboço de como seria o transporte ideal para cada época histórica. Eles podem utilizar desenhos ou maquetes para representar cada tipo de transporte.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Em grupo, os alunos devem discutir e escolher qual foi o transporte mais importante para cada época histórica. Eles devem justificar suas escolhas e apresentar argumentos para convencer os colegas.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base nas escolhas feitas na etapa anterior, os alunos devem criar um protótipo do transporte escolhido. Eles podem utilizar materiais recicláveis ou outros materiais disponíveis em sala de aula.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos devem testar os protótipos criados na etapa anterior e avaliar se eles seriam eficientes para o transporte de pessoas e mercadorias na época escolhida. Eles devem apresentar os resultados para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte na configuração do território brasileiro.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de inovação dos alunos ao criarem protótipos de transportes.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe dos alunos durante as etapas do Design Sprint.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
  • Qualidade dos protótipos criados pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em justificar e argumentar suas escolhas durante as discussões em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre a evolução dos transportes.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos durante a criação dos protótipos.
  • Orientar os alunos durante as discussões em grupo e avaliar a qualidade das justificativas e argumentos apresentados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas do Design Sprint.
  • Utilizar a criatividade e a inovação para criar protótipos de transportes.
  • Justificar e argumentar suas escolhas durante as discussões em grupo.