Aula sobre Evolucao Dos Transportes
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O tema "Evolução dos transportes" é de extrema importância para entendermos como as redes de transporte e comunicação influenciaram na configuração do território brasileiro. Desde as caravelas dos portugueses até os trens e aviões de hoje, os transportes foram se desenvolvendo e mudando a forma como nos relacionamos com o espaço geográfico. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia, permitindo que os alunos analisem como as pessoas pensam, sentem, escutam, falam, fazem, veem, sofrem e ganham com a evolução dos transportes. Além disso, apresentaremos exemplos práticos e didáticos para que os estudantes possam entender melhor o tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema "Evolução dos transportes", contextualizando dentro de uma linha histórica, desde as caravelas dos portugueses até os trens e aviões de hoje, como ostransportes foram se desenvolvendo e mudando a forma de nos relacionamos com o espaço geográfico. Em seguida, explique que os alunos irão trabalhar com a metodologia Design Thinking para criar um mapa de empatia.Etapa 2 - Explicação da metodologia Design Thinking
Explique aos alunos o que é a metodologia do Design Thinking e como ela será aplicada na aula. Mostre exemplos de mapas de empatia e explique como funciona cada campo.Etapa 3 - Criação do mapa de empatia
Divida a turma em grupos e peça para que eles criem um mapa de empatia sobre a evolução dos transportes. Os alunos devem preencher cada campo com informações relevantes para entender como os transportes influenciaram a vida das pessoas ao longo do tempo.Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia
Cada grupo deve apresentar seu mapa de empatia para a turma. Durante as apresentações, os alunos devem prestar atenção nas informações apresentadas e fazer perguntas para os colegas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, abra uma discussão em grupo sobre as informações apresentadas nos mapas de empatia. Conduza a discussão para que os alunos percebam como os transportes influenciaram a configuração do território brasileiro.Etapa 6 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como a evolução dos transportes influenciou a vida das pessoas. Por exemplo, como a construção de rodovias e ferrovias possibilitou a expansão das cidades e do comércio.Etapa 7 - Síntese
Faça uma síntese da aula, reforçando os principais pontos discutidos e ressaltando a importância da evolução dos transportes para a configuração do território brasileiro.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro".
- Estimular a criatividade e a inovação dos alunos por meio da metodologia Design Thinking.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa de empatia.
- Clareza e objetividade na apresentação do mapa de empatia.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Capacidade de relacionar a evolução dos transportes com a configuração do território brasileiro.
- Criatividade e inovação na apresentação de exemplos práticos.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia Design Thinking.
- Estimular a participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
- Conduzir a discussão em grupo de forma aprofundada e objetiva.
- Apresentar exemplos práticos que possam ajudar os alunos a entender melhor o tema.
- Fazer uma síntese clara e objetiva da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
- Apresentar ideias de forma clara e objetiva.
- Fazer perguntas relevantes durante as apresentações dos mapas de empatia.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Relacionar a evolução dos transportes com a configuração do território brasileiro.