Aula sobre Evolucao Dos Transportes
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O tema "Evolução dos transportes" é de extrema importância para entendermos como a mobilidade humana foi se desenvolvendo ao longo do tempo e como isso influenciou a configuração do território brasileiro. A metodologia ativa Gamificação será utilizada nesta aula para que os alunos criem um jogo de tabuleiro que aborde o tema e seus subtópicos de forma lúdica e divertida. Para contextualizar, apresente exemplos de como os transportes são importantes em nosso dia a dia, como o uso do carro, ônibus, metrô, bicicleta, avião, entre outros. Também pode ser interessante mostrar como as mudanças nos transportes ao longo do tempo influenciaram a economia, a sociedade e a cultura.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema: "Evolução dos transportes" e os objetivos propostos para essa aula, apresente a metodologia e como ela será aplicada. Em seguida, forme grupos de 4 a 5 alunos para a criação do jogo de tabuleiro.Etapa 2 - Pesquisa e criação do jogo
Os grupos devem pesquisar sobre a evolução dos transportes, selecionar os principais momentos e criar perguntas e ações para o jogo. Esteja disponível para auxiliar e tirar dúvidas.Etapa 3 - Criação do jogo
A partir da pesquisa os grupos iniciarão a criação dos jogos. Disponibilize os materiais necessários para essa produção. Circule pela sala orientando sempre que necessário.Etapa 4 - Teste dos jogos
Cada grupo deve apresentar seu jogo aos demais colegas e testá-lo. Os alunos devem avaliar e dar sugestões para melhorias.Etapa 5 - Finalização dos jogos
Com base nas sugestões recebidas, os grupos devem revisar seus jogos, adequando caso necessário.Etapa 6 - Todos jogam
Oriente os grupos a trocarem seus jogos para que possam ser identificados possíveis erros, como também, sua pertinência para o aprendizado proposto.Etapa 7 - Discussão final
Após todos jogarem, reúna a turma em círculo para uma discussão sobre o aprendizado adquirido a partir dos jogos construídos pela turma.Etapa 8 - Avaliação
Avalie os jogos produzidos pelos alunos, como também, o engajamento e participação nas produções em grupos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de informações sobre a evolução dos transportes.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
- Promover o aprendizado de forma lúdica e divertida.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração em grupo.
- Qualidade e criatividade do jogo criado.
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
- Coerência e relevância das perguntas e ações do jogo.
- Conhecimento demonstrado sobre a evolução dos transportes.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e os objetivos da atividade.
- Estimular a participação e colaboração dos alunos em grupo.
- Orientar e auxiliar os alunos na pesquisa e criação do jogo.
- Avaliar os jogos e a participação dos alunos na atividade.
- Promover a discussão e reflexão sobre os diferentes aprendizados obtidos com cada jogo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade em grupo.
- Realizar pesquisa e criar perguntas e ações para o jogo.
- Testar e avaliar os jogos dos demais grupos.
- Apresentar o jogo criado para a turma.
- Participar da discussão e reflexão sobre os diferentes aprendizados obtidos com cada jogo.