Aula sobre Evolucao Dos Transportes

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "Evolução dos transportes" é de extrema importância para entendermos como a mobilidade humana foi se desenvolvendo ao longo do tempo e como isso influenciou a configuração do território brasileiro. A metodologia ativa Gamificação será utilizada nesta aula para que os alunos criem um jogo de tabuleiro que aborde o tema e seus subtópicos de forma lúdica e divertida. Para contextualizar, apresente exemplos de como os transportes são importantes em nosso dia a dia, como o uso do carro, ônibus, metrô, bicicleta, avião, entre outros. Também pode ser interessante mostrar como as mudanças nos transportes ao longo do tempo influenciaram a economia, a sociedade e a cultura.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema: "Evolução dos transportes" e os objetivos propostos para essa aula, apresente a metodologia e como ela será aplicada. Em seguida, forme grupos de 4 a 5 alunos para a criação do jogo de tabuleiro.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e criação do jogo

    Os grupos devem pesquisar sobre a evolução dos transportes, selecionar os principais momentos e criar perguntas e ações para o jogo. Esteja disponível para auxiliar e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    A partir da pesquisa os grupos iniciarão a criação dos jogos. Disponibilize os materiais necessários para essa produção. Circule pela sala orientando sempre que necessário.

  4. Etapa 4 - Teste dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo aos demais colegas e testá-lo. Os alunos devem avaliar e dar sugestões para melhorias.

  5. Etapa 5 - Finalização dos jogos

    Com base nas sugestões recebidas, os grupos devem revisar seus jogos, adequando caso necessário.

  6. Etapa 6 - Todos jogam

    Oriente os grupos a trocarem seus jogos para que possam ser identificados possíveis erros, como também, sua pertinência para o aprendizado proposto.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    Após todos jogarem, reúna a turma em círculo para uma discussão sobre o aprendizado adquirido a partir dos jogos construídos pela turma.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie os jogos produzidos pelos alunos, como também, o engajamento e participação nas produções em grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de informações sobre a evolução dos transportes.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
  • Promover o aprendizado de forma lúdica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Qualidade e criatividade do jogo criado.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Coerência e relevância das perguntas e ações do jogo.
  • Conhecimento demonstrado sobre a evolução dos transportes.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e os objetivos da atividade.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos em grupo.
  • Orientar e auxiliar os alunos na pesquisa e criação do jogo.
  • Avaliar os jogos e a participação dos alunos na atividade.
  • Promover a discussão e reflexão sobre os diferentes aprendizados obtidos com cada jogo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Realizar pesquisa e criar perguntas e ações para o jogo.
  • Testar e avaliar os jogos dos demais grupos.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.
  • Participar da discussão e reflexão sobre os diferentes aprendizados obtidos com cada jogo.