Aula sobre Evolucao Dos Transportes

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A evolução dos transportes é um tema fundamental para entendermos como o mundo se tornou mais conectado e as distâncias encurtaram. Desde os tempos mais antigos, as pessoas têm buscado formas de se locomover com mais rapidez e segurança. Hoje, temos uma grande variedade de meios de transporte, como carros, ônibus, aviões e trens. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir os impactos dos transportes na configuração do território brasileiro. Para isso, os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula realizando uma breve apresentação sobre a evolução dos transportes e sua relação com a configuração do território brasileiro.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos para discutir os diferentes meios de transporte utilizados no Brasil e seus impactos sociais e ambientais. Oriente a realizarem uma pesquisa sobre o tema para obter informações, fortalecendo assim seu poder de argumentação.

  3. Etapa 3 - Debate

    Cada grupo apresentará suas conclusões e debaterá com os demais grupos sobre as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de transporte.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos apresentarão seus templates de avaliação por rubrica para a turma e farão uma autoavaliação de seu próprio trabalho.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Faça uma síntese do que foi discutido em sala de aula e como a evolução dos transportes influenciou a configuração do território brasileiro.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base no template de avaliação por rubrica criado por eles.

    Promova uma análise em grupo sobre a pertinência da metodologia desenvolvida para o aprendizado do tema proposto.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre a evolução dos transportes e sua influência na configuração do território brasileiro.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do template de avaliação por rubrica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo e no debate.
  • Qualidade do template de avaliação por rubrica criado pelos alunos.
  • Capacidade de análise crítica dos alunos sobre a evolução dos transportes e sua influência na configuração do território brasileiro.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo e no debate.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo e do debate.
  • Criar um template de avaliação por rubrica que contemple os critérios definidos.
  • Analisar criticamente a evolução dos transportes e sua influência na configuração do território brasileiro.