Aula sobre Evolucao Dos Transportes
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A evolução dos transportes é um tema importante para entendermos como a sociedade se desenvolveu ao longo do tempo. Desde a invenção da roda até a criação de carros autônomos, os transportes têm sido fundamentais para a mobilidade humana e para a economia mundial. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam construir um mapa conceitual sobre a evolução dos transportes, com o objetivo de analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize-o para os alunos. Faça uma breve explicação sobre a evolução dos transportes e sua importância para a sociedade.Etapa 2 - Preparação
Explique que os alunos deverão realizar um estudo em casa utilizando o material prévio sobre a evolução dos transportes, que pode ser um vídeo ou um texto. A partir desse material, eles deverão criar uma ideia central e 8 sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente-os a utilizar o software CmapTools para criar o mapa conceitual.Etapa 3 - Discussão em grupo
Em sala de aula os alunos irão se reunir em grupos para discutir e compartilhar suas ideias centrais e sub-ideias. Oriente-osa utilizar o software Google Meet para realizar a discussão em grupo.Etapa 4 - Elaboração do mapa conceitual
Cada grupo irá elaborar o seu mapa conceitual, utilizando as ideias centrais e sub-ideias discutidas anteriormente. Auxilie-os na utilização do software CmapTools para criar o mapa conceitual.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deverá apresentar o seu mapa conceitual para a turma. Analise as apresentações e estimule a participação dos demais grupos no esclarecimentodas dúvidasEtapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados, bem como sobre a evolução dos transportes e sua influência na configuração do território brasileiro.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e tirando dúvidas dos alunos. Realize uma análise em grupo sobre a pertinência da metodologia desenvolvida para o aprendizado do tema proposto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise dos alunos sobre a evolução dos transportes e sua influência na configuração do território brasileiro.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam construir o seu próprio conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a atividade.
- Qualidade do mapa conceitual elaborado pelo grupo.
- Capacidade dos alunos em analisar a evolução dos transportes e sua influência na configuração do território brasileiro.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante a atividade.
- Realizar a conclusão da aula, reforçando os principais pontos abordados e tirando dúvidas dos alunos.
Ações do aluno
- Acessar o material prévio sobre a evolução dos transportes.
- Criar uma ideia central e 8 sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Discutir em grupo sobre as ideias centrais e sub-ideias.
- Elaborar o mapa conceitual.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.