Aula sobre Exercicios Sobre A Primeira Lei De Mendel

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Iniciar a aula explicando aos alunos a importância dos estudos de Gregor Mendel para a compreensão da hereditariedade. É importante que os alunos entendam que a primeira Lei de Mendel é fundamental para entender como os traços são transmitidos de geração para geração.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresentar um problema para os alunos: um casal de coelhos, ambos heterozigotos para a cor da pelagem (Bb), têm filhotes. Qual é a expectativa de filhotes com pelagem preta (BB), marrom (bb) e cinza (Bb)?

  2. Etapa 2 - Formulação de hipóteses

    Os alunos devem formular hipóteses para responder à pergunta apresentada pelo professor. É importante que os alunos trabalhem em grupos, discutindo e justificando suas hipóteses.

  3. Etapa 3 - Coleta de dados

    Fornecer aos alunos as informações necessárias para responder ao problema. É importante que os alunos trabalhem em grupos, coletando os dados necessários e analisando as informações.

  4. Etapa 4 - Análise dos dados

    Com os dados coletados, os alunos devem analisar as informações e chegar a uma resposta para o problema apresentado.

  5. Etapa 5 - Comunicação dos resultados

    Os alunos devem apresentar suas respostas e justificar suas conclusões. Incentive a discussão em sala de aula, para que os alunos possam compartilhar suas ideias e aprender uns com os outros.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", avaliando a atividade. Utilizar essa avaliação para identificar pontos fortes e fracos da aula e planejar atividades futuras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Coleta e análise correta dos dados.
  • Justificativa lógica para a resposta apresentada.
  • Utilização correta do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Aplicação correta dos conceitos aprendidos.

Ações do professor

  • Apresentar o problema para os alunos.
  • Fornecer as informações necessárias para a resolução do problema.
  • Incentivar a discussão em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Planejar atividades futuras com base na avaliação.

Ações do aluno

  • Formular hipóteses para responder ao problema.
  • Coletar e analisar os dados.
  • Apresentar suas respostas e justificar suas conclusões.
  • Preencher corretamente o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.