Aula sobre Exercicios Sobre A Primeira Lei De Mendel

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Iniciar a aula contextualizando o assunto, explicando quem foi Mendel e sua importância para a compreensão da hereditariedade. É importante utilizar exemplos práticos para ilustrar a importância da hereditariedade para a vida diária, como, por exemplo, a cor dos olhos, cabelos, altura, entre outras características transmitidas de pais para filhos.

  1. Etapa 1 - Template de registro de aprendizagem

    Os alunos devem criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. Nesse template, os alunos devem registrar o que já sabem sobre o assunto e o que aprenderam ao longo da aula.

  2. Etapa 2 - Exercícios

    Fornecer aos alunos uma lista de exercícios sobre a primeira Lei de Mendel. Os exercícios devem ser feitos em duplas ou trios e os alunos devem discutir as respostas entre si.

  3. Etapa 3 - Correção dos exercícios

    Corrigir os exercícios em sala de aula, discutindo as respostas corretas e esclarecendo as dúvidas dos alunos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as ideias de Mendel sobre hereditariedade, considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar para a turma, as conclusões a que chegaram durante a discussão.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos devem fazer o Check-out no seu template de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam ao longo da aula e quais as principais dúvidas que ainda possuem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir ideias sobre hereditariedade.
  • Resolver problemas envolvendo transmissão de características hereditárias.
  • Trabalhar em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na aula.
  • Correção dos exercícios.
  • Apresentação clara e objetiva.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto.
  • Fornecer exercícios para os alunos.
  • Corrigir os exercícios.

Ações do aluno

  • Criar um template de registro de aprendizagem.
  • Discutir as ideias de Mendel em grupo.
  • Apresentar as conclusões da discussão.