Aula sobre Exercicios Sobre A Primeira Lei De Mendel

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A primeira lei de Mendel, também conhecida como lei da segregação dos personagens, é um conceito fundamental no estudo da genética. Ela explica como os traços hereditários são transmitidos de uma geração para outra. De maneira simplificada, essa lei diz que cada organismo possui dois genes para cada característica, um herdado da mãe e outro do pai. Esses genes podem ser dominantes ou recessivos. Se um gene dominante estiver presente, ele será expresso e determinará uma característica observada no organismo. Já os genes recessivos ficam "escondidos" quando em conjunto com um gene dominante. No entanto, quando ambos os genes são recessivos, uma característica correspondente é expressa. Por exemplo, se um organismo recebe um gene dominante para ter cabelos escuros e um gene recessivo para cabelos loiros, ele terá cabelos escuros porque o gene dominante prevaleceu. Mas se receber dois genes recessivos para cabelos loiros, a característica de cabelos loiros será expressa. Essa lei de Mendel nos ajuda a entender como os genes são transmitidos e como as características são herdadas de uma geração para outra.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresentar o tema "Exercícios sobre a primeira Lei de Mendel" e destacar os subtópicos que serão discutidos durante o debate. Alguns exemplos de subtópicos:

    182. Gregor Mendel: Uma introdução ao cientista e monge agostiniano que descobriu as leis da hereditariedade.

    183. Genes: Explicação básica sobre o que são genes e como eles determinam as características dos organismos.

    184. Dominância e recessividade: Compreensão dos conceitos de genes dominantes e recessivos e como eles influenciam as características observadas.

    185. Alelos: Explicação sobre o que são alelos e como eles interagem para determinar as características hereditárias.

    186. Homozigoto e heterozigoto: Diferenciação entre organismos homozigotos (com dois alelos idênticos) e heterozigotos (com dois alelos diferentes) e como isso se relaciona à primeira lei de Mendel.

    187. Genótipos e fenótipos: Compreensão da diferença entre o genótipo (a combinação de genes) e o fenótipo (a expressão física das características) e sua relação com a primeira lei de Mendel.

    188. Tabelas de Punnett: Utilização de tabelas de Punnett para prever a probabilidade de herança de características específicas.

    189. Exemplos da primeira lei de Mendel: Exploração de exemplos concretos de cruzamentos genéticos que ilustram como funcionam os princípios da primeira lei de Mendel.

    190. Aplicações da primeira lei de Mendel: Discussão sobre como a compreensão da primeira lei de Mendel é útil em diversas áreas, como a criação de animais e seleção de características desejáveis.

    191. Descoberta e impacto da primeira lei de Mendel: Exploração do impacto da descoberta de Mendel e como ela revolucionou o campo da genética e da biologia.


  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos são divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo neutro. O grupo neutro será responsável por fazer perguntas e comentários durante o debate.

  3. Etapa 3 - Preparação dos grupos

    Cada grupo recebe um conjunto de questões relacionadas aos subtópicos do tema. Os grupos defensor e opositor devem preparar argumentos para defender suas posições.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate é realizado seguindo as regras do Modelo de Debate Crítico. O grupo defensor inicia a discussão apresentando seus argumentos e o grupo opositor responde. Em seguida, o grupo opositor apresenta seus argumentos e o grupo defensor responde. A banca julgadora avalia os argumentos apresentados pelos grupos e faz perguntas para esclarecer pontos importantes. O grupo neutro também pode fazer perguntas e comentários.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Após o debate, faça uma síntese dos argumentos apresentados pelos grupos e destaque os pontos mais relevantes.

  6. Etapa 6 - Exercícios

    Os alunos realizam exercícios individuais sobre a primeira Lei de Mendel. Os exercícios devem estar relacionados aos subtópicos discutidos durante o debate.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalia os alunos com base nos critérios de avaliação definidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir ideias e argumentar de forma coerente.
  • Compreender a aplicação da primeira Lei de Mendel em diferentes organismos.
  • Resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias.

Critérios de avaliação

  • Participação no debate.
  • Coerência dos argumentos apresentados.
  • Resolução dos exercícios.

Ações do professor

  • Explicar o tema e os subtópicos.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Fazer a mediação do debate.
  • Avaliar os alunos.

Ações do aluno

  • Participar do debate.
  • Preparar argumentos para defender sua posição.
  • Resolver exercícios.