Aula sobre Exercicios Sobre A Primeira Lei De Mendel
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresentar o tema "Exercícios sobre a primeira Lei de Mendel" e destacar os subtópicos que serão discutidos durante o debate. Alguns exemplos de subtópicos:182. Gregor Mendel: Uma introdução ao cientista e monge agostiniano que descobriu as leis da hereditariedade.
183. Genes: Explicação básica sobre o que são genes e como eles determinam as características dos organismos.
184. Dominância e recessividade: Compreensão dos conceitos de genes dominantes e recessivos e como eles influenciam as características observadas.
185. Alelos: Explicação sobre o que são alelos e como eles interagem para determinar as características hereditárias.
186. Homozigoto e heterozigoto: Diferenciação entre organismos homozigotos (com dois alelos idênticos) e heterozigotos (com dois alelos diferentes) e como isso se relaciona à primeira lei de Mendel.
187. Genótipos e fenótipos: Compreensão da diferença entre o genótipo (a combinação de genes) e o fenótipo (a expressão física das características) e sua relação com a primeira lei de Mendel.
188. Tabelas de Punnett: Utilização de tabelas de Punnett para prever a probabilidade de herança de características específicas.
189. Exemplos da primeira lei de Mendel: Exploração de exemplos concretos de cruzamentos genéticos que ilustram como funcionam os princípios da primeira lei de Mendel.
190. Aplicações da primeira lei de Mendel: Discussão sobre como a compreensão da primeira lei de Mendel é útil em diversas áreas, como a criação de animais e seleção de características desejáveis.
191. Descoberta e impacto da primeira lei de Mendel: Exploração do impacto da descoberta de Mendel e como ela revolucionou o campo da genética e da biologia.
Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos são divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo neutro. O grupo neutro será responsável por fazer perguntas e comentários durante o debate.Etapa 3 - Preparação dos grupos
Cada grupo recebe um conjunto de questões relacionadas aos subtópicos do tema. Os grupos defensor e opositor devem preparar argumentos para defender suas posições.Etapa 4 - Debate
O debate é realizado seguindo as regras do Modelo de Debate Crítico. O grupo defensor inicia a discussão apresentando seus argumentos e o grupo opositor responde. Em seguida, o grupo opositor apresenta seus argumentos e o grupo defensor responde. A banca julgadora avalia os argumentos apresentados pelos grupos e faz perguntas para esclarecer pontos importantes. O grupo neutro também pode fazer perguntas e comentários.Etapa 5 - Conclusão
Após o debate, faça uma síntese dos argumentos apresentados pelos grupos e destaque os pontos mais relevantes.Etapa 6 - Exercícios
Os alunos realizam exercícios individuais sobre a primeira Lei de Mendel. Os exercícios devem estar relacionados aos subtópicos discutidos durante o debate.Etapa 7 - Avaliação
Avalia os alunos com base nos critérios de avaliação definidos previamente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de discutir ideias e argumentar de forma coerente.
- Compreender a aplicação da primeira Lei de Mendel em diferentes organismos.
- Resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias.
Critérios de avaliação
- Participação no debate.
- Coerência dos argumentos apresentados.
- Resolução dos exercícios.
Ações do professor
- Explicar o tema e os subtópicos.
- Dividir os alunos em grupos.
- Fazer a mediação do debate.
- Avaliar os alunos.
Ações do aluno
- Participar do debate.
- Preparar argumentos para defender sua posição.
- Resolver exercícios.